O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso instalou na manhã desta terça-feira, 9/9, no Foyer do Plenário, a Comissão de Votação Paralela, para os fins de verificação do funcionamento das urnas eletrônicas sob condições normais de uso, em cumprimento às disposições contidas na Resolução TSE nº 23.397, de 30/12/2013.
Constou da Ata de instalação da Comissão, o cronograma de atividades a serem realizadas até o sorteio das 02 urnas eletrônicas, que acontecerá na véspera do pleito (4/10). De acordo com a Resolução TSE nº 23.395/2013, serão sorteadas 01 urna da Capital e 01 do interior do Estado, para serem auditadas no mesmo dia e horário das eleições, em 05/10, em cerimônia pública no Tribunal Eleitoral.
Dentre as atividades, tem-se o preenchimento das cédulas pelos partidos políticos e por alunos de colégios da rede pública e privada. Em colaboração com Entidades de ensino, a Comissão se deslocará a 02 escolas, Colégio Maxi e o IFMT, para que os alunos procedam ao preenchimento das cédulas de votação, que serão utilizadas no dia da Votação Paralela.
Na Auditoria de urnas eletrônicas, a ser realizada no 1º turno, no próximo dia 5 de outubro, e no dia 26/10, caso haja 2º turno, incluindo seções eleitorais de todo o Estado, os votos assinalados na cédula de votação e, posteriormente depositados em urna de lona, também são digitados nas urnas eletrônicas. Os dois processos de votação, além de acompanhados por servidores da Justiça Eleitoral, advogados e representantes dos partidos, são filmados. Ao final, contrapõem-se os resultados. Se forem idênticos, estará comprovado o correto funcionamento da urna eletrônica.
O presidente da Comissão afirmou que “a votação paralela visa conferir transparência dos processos eleitorais, a fim de conceder segurança ao cidadão da fidedignidade dos sistemas eleitorais utilizados nas eleições, sendo fundamental a participação da sociedade na fiscalização dos trabalhos de auditoria de urnas eletrônicas, mediante o credenciamento de entidades de classe e partidos políticos, a exemplo das eleições anteriores”.
A Comissão de Votação Paralela designada pela Resolução TRE/MT nº 1487, de 28/8/2014, alterada pela Resolução TRE/MT nº 1.489, de 05/9/2014, é composta pelo Juiz Presidente, Dr. Gilberto Lopes Bussiki e pelos servidores Grace Cristiane Carvalho Nunes, representante da Corregedoria Regional Eleitoral, Sandro Gonçalves Delgado, da Secretaria de Tecnologia da Informação; Lener Aparecida Galinari, da Secretária Judiciária; e Rosely Saboia Pimentel Saldanha, do Gabinete da Presidência, e, também, designada Secretária da Comissão. Os trabalhos da Votação Paralela são acompanhados ainda pelo representante do Ministério Público Eleitoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário