O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso receberá na próxima segunda-feira (08.09), a partir das 08h30, a visita de estudantes do 8º e 9º ano da Escola Chave do Saber. Na oportunidade, os alunos irão conhecer a estrutura da Justiça Eleitoral de Mato Grosso, receberão explicações sobre armazenamento e distribuição de urnas, presenciarão a sessão plenária de julgamento, conhecerão o Memorial da Justiça Eleitoral de Mato Grosso, assistirão a uma palestra sobre o voto e a importância da presença dos jovens no processo eleitoral e participarão de um treinamento de eleitor com candidatos fictícios. Em 22 de setembro, estudantes do 5º e 6º ano da mesma escola farão visita guiada ao TRE-MT.
Nos dias 08 e 09, no período matutino e vespertino, servidores do TRE-MT vão proferir palestras para cerca de 150 estudantes do Ensino Médio, na Escola Estadual Presidente Médici, em realização do projeto “Voto e cidadania, compromisso com a vida”. A escola já participou do Programa Voto consciente em 2012.
Nos dias 11 e 18 de setembro, os jovens do projeto social Bombeiros do Futuro terão oportunidade de conhecer as instalações do Tribunal. O Bombeiros do Futuro é uma iniciativa da Secretaria do Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), desenvolvido desde 2006, que atende crianças e adolescentes entre 11 e 16 anos.
No dia 23, estudantes das escolas Públicas contempladas pelo Programa Voto Consciente 2014 (Professor Nilo Povoas, Polícia Militar Tiradentes e Fernando Leite de Campos), participarão da cerimônia de carga e lacre das urnas eletrônicas na Casa da Democracia, localizada na sede do TRE-MT.
Durante a Cerimônia de Carga e Lacre, os alunos poderão conferir as urnas, até então, sem dados, sendo configuradas com as informações de candidatos, cargos, dentre outros dados.
Todas essas atividades fazem parte do Programa Voto Consciente, desenvolvido pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso em 2011, sob coordenação da Escola Judiciária Eleitoral (EJE). O projeto beneficia escolas de Cuiabá e Várzea Grande e tem objetivo de desenvolver formação crítica dos jovens eleitores, estimular a participação política livre, democrática no processo eleitoral, bem como oportunizar os alunos a vivenciar todas as etapas do processo eleitoral com atividades que envolvem estudantes e professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário