Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 28 de outubro de 2014

"ARTIGO : Concórdia é o termo"

Concórdia tem a ver com desarmamento de espíritos ou de convergência moral por uma causa. O Brasil dividido que saiu da eleição presidencial de 2014 é um Brasil construído pelo marketing eleitoral. Um Brasil de pobres e um Brasil de ricos. Sem meio termo! Essa construção representa a desconstrução da tradicional harmonia brasileira de convivência pacífica entre as regiões e suas classes sociais. As políticas sociais de inclusão são legítimas e necessárias. Não podem ser usadas como ferramenta de mão única do marketing eleitoral para dividir o país.
            O ambiente que sai da eleição é ruim. O Rio Grande do Sul já se sente no direito de ressuscitar a tese levantada durante no fim do governo Fernando Collor de Mello, em 1992. Chamava-se “O Sul é o meu país” e pretendia anexar o Paraná e Santa Catarina numa nação sulista. Volta a discussão, num momento ruim, em que o mapa do Brasil ficou realmente dividido na votação dos dois candidatos, sendo que o Norte, Nordeste, mais Minas e Rio de Janeiro, votaram em massa na reeleição presidencial.
            O baque foi sentido no momento em que a presidente reeleita e o ex-presidente Lula apareceram na televisão vestidos de branco e ela começou o seu discurso falando em conciliação. É válido querer a conciliação, mas depois de ter queimado todas as pontes de entendimento durante a campanha eleitoral, será preciso mais do que roupas brancas para recompor a unidade social do país. Acenos entre pessoas que estão em margens opostas do rio não fazem a travessia. Travessia se faz em pontes.
            De qualquer modo, existe um clima de animosidade social e regional no país, muito maior do que a animosidade política que foi a razão de ser da disputa eleitoral. Os economistas estão dizendo que a eleição foi vencida não pela presidente, mas pelo bolsa família pago a milhares de famílias principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Isso quer dizer o nascimento de um preconceito entre o “Brasil desenvolvido e o Brasil atrasado”. Esse será o grande inimigo do novo governo, paralelo a outros problemas imensos como inflação, estagnação da economia, queda da indústria, queda dos empregos, ineficiência, falta de projeto e escândalos de corrupção herdados da atual administração.
            A sociedade terá que ser o ponto de equilíbrio dessa paranóia toda, porque governos e governantes causaram a confusão, e os marqueteiros agora somem, não vão reconstruir as pontes que destruíram para obter a vitória eleitoral. Tempos de muita concórdia. Mas quem conduzirá uma política honesta de concórdia num país magoado?
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos