Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

"Incidência de câncer em crianças e adolescentes preocupa especialistas"

Câmara Municipal promove audiência pública para difundir a necessidade de diagnóstico precoce e Hospital do Câncer de Barretos lança caminhada nacional em Rondonópolis.
O município de Rondonópolis vai receber pela primeira vez a Caminhada “Passos que Salvam”, promovida pelo terceiro ano consecutivo pelo Hospital do Câncer de Barretos em diversas cidades brasileiras. O anúncio oficial foi feito durante audiência pública que reuniu centenas de pessoas, realizada na Câmara Municipal de Rondonópolis, e discutiu o diagnóstico e tratamento da doença quando detectada em crianças e adolescentes.
De acordo com o presidente da Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer de Rondonópolis (ABCCR), Valdir Correa, o Brasil tem registrado aumento no número de diagnóstico da doença em crianças e adolescentes. “O Hospital do Câncer de Barretos tem alertado para essa situação, porque o câncer é ainda mais silencioso nas crianças. Nem sempre os pais conseguem identificar os sintomas, por isso a campanha faz o alerta e divulga como agir nesses casos”, afirmou o presidente.
Segundo dados do Hospital do Câncer, em 90% dos casos detectados ainda no início as crianças tem sido curadas da doença. Os casos mais comuns são de câncer no fígado e no sangue (leucemia).
Autor da proposta que levou à audiência pública, o vereador Jailton do Pesque-Pague (PDT) afirmou que a ideia era difundir tratar do assunto de forma mais aberta e buscar a conscientização. “Trouxemos os especialistas que puderam esclarecer mais sobre os sintomas dessa doença tão silenciosa. Quando fomos procurados vimos a importância desse trabalho e como muitas vidas podem ser salvas se o diagnóstico for feito rapidamente. Além disso, a caminhada é um evento que, com certeza, a sociedade de Rondonópolis vai abraçar”, disse o parlamentar.
Para os especialistas, a audiência vem em um bom momento, devido aos altos índices de incidência da doença. “O câncer infantil não tem uma causa definida, não é como no adulto que dá para fazer um exame de próstata, de mama e assim até evitar o avanço da doença. Os pais, a família precisam estar atentos aos sintomas que a criança apresenta”, afirmou a médica pediatra, Valéria Águila.
Palestrantes durante a audiência, o médico oncologista, José Neto Spila, e a pediatra Ana Matiele, falaram de alguns sintomas como: anemia inexplicável com ou sem dores nos ossos; caroços que crescem pelo corpo; febre prolongada mesmo com o uso de medicamentos; perda de peso; manchas roxas pelo corpo com sangramentos; aumento do volume do abdômen; pneumonia sem cura mesmo com medicamentos, entre outros.
Apesar de Rondonópolis não ter um oncopediatra, a rede básica de saúde oferece atendimento pediátrico e quando necessário os médicos fazem o encaminhamento para especialistas, os pacientes podem ser encaminhados inclusive para Cuiabá. De acordo com o radialista e jornalista Antonio Carlos, que fez tratamento contra um câncer no estômago no Hospital de Barretos, o atendimento feito na unidade é excepcional.
“É tudo o que se ouve. Eu pude presenciar a grande estrutura e o alto nível do que aqueles profissionais fazem. Durante sete meses estive lá dentro, tudo pago pelo SUS e hoje estou curado. Um evento como esse que promove a difusão da informação e ainda arrecada fundos para uma unidade tão importante como essa é louvável. Nossa sociedade precisa aderir a esse movimento”, afirmou Antonio Carlos.
Também participaram da audiência os vereadores Aristóteles Cadidé (PDT), Lourisvaldo de Oliveira (Fulo), Adonias Fernandes (PMDB), Marcelo Marques (PROS), O promotor de Justiça Ari Madeira, além de estudantes da rede pública de ensino, pacientes oncológicos e presidentes de associações de moradores.
KAROLINE GARCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário