Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

"Incidência de câncer em crianças e adolescentes preocupa especialistas"

Câmara Municipal promove audiência pública para difundir a necessidade de diagnóstico precoce e Hospital do Câncer de Barretos lança caminhada nacional em Rondonópolis.
O município de Rondonópolis vai receber pela primeira vez a Caminhada “Passos que Salvam”, promovida pelo terceiro ano consecutivo pelo Hospital do Câncer de Barretos em diversas cidades brasileiras. O anúncio oficial foi feito durante audiência pública que reuniu centenas de pessoas, realizada na Câmara Municipal de Rondonópolis, e discutiu o diagnóstico e tratamento da doença quando detectada em crianças e adolescentes.
De acordo com o presidente da Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer de Rondonópolis (ABCCR), Valdir Correa, o Brasil tem registrado aumento no número de diagnóstico da doença em crianças e adolescentes. “O Hospital do Câncer de Barretos tem alertado para essa situação, porque o câncer é ainda mais silencioso nas crianças. Nem sempre os pais conseguem identificar os sintomas, por isso a campanha faz o alerta e divulga como agir nesses casos”, afirmou o presidente.
Segundo dados do Hospital do Câncer, em 90% dos casos detectados ainda no início as crianças tem sido curadas da doença. Os casos mais comuns são de câncer no fígado e no sangue (leucemia).
Autor da proposta que levou à audiência pública, o vereador Jailton do Pesque-Pague (PDT) afirmou que a ideia era difundir tratar do assunto de forma mais aberta e buscar a conscientização. “Trouxemos os especialistas que puderam esclarecer mais sobre os sintomas dessa doença tão silenciosa. Quando fomos procurados vimos a importância desse trabalho e como muitas vidas podem ser salvas se o diagnóstico for feito rapidamente. Além disso, a caminhada é um evento que, com certeza, a sociedade de Rondonópolis vai abraçar”, disse o parlamentar.
Para os especialistas, a audiência vem em um bom momento, devido aos altos índices de incidência da doença. “O câncer infantil não tem uma causa definida, não é como no adulto que dá para fazer um exame de próstata, de mama e assim até evitar o avanço da doença. Os pais, a família precisam estar atentos aos sintomas que a criança apresenta”, afirmou a médica pediatra, Valéria Águila.
Palestrantes durante a audiência, o médico oncologista, José Neto Spila, e a pediatra Ana Matiele, falaram de alguns sintomas como: anemia inexplicável com ou sem dores nos ossos; caroços que crescem pelo corpo; febre prolongada mesmo com o uso de medicamentos; perda de peso; manchas roxas pelo corpo com sangramentos; aumento do volume do abdômen; pneumonia sem cura mesmo com medicamentos, entre outros.
Apesar de Rondonópolis não ter um oncopediatra, a rede básica de saúde oferece atendimento pediátrico e quando necessário os médicos fazem o encaminhamento para especialistas, os pacientes podem ser encaminhados inclusive para Cuiabá. De acordo com o radialista e jornalista Antonio Carlos, que fez tratamento contra um câncer no estômago no Hospital de Barretos, o atendimento feito na unidade é excepcional.
“É tudo o que se ouve. Eu pude presenciar a grande estrutura e o alto nível do que aqueles profissionais fazem. Durante sete meses estive lá dentro, tudo pago pelo SUS e hoje estou curado. Um evento como esse que promove a difusão da informação e ainda arrecada fundos para uma unidade tão importante como essa é louvável. Nossa sociedade precisa aderir a esse movimento”, afirmou Antonio Carlos.
Também participaram da audiência os vereadores Aristóteles Cadidé (PDT), Lourisvaldo de Oliveira (Fulo), Adonias Fernandes (PMDB), Marcelo Marques (PROS), O promotor de Justiça Ari Madeira, além de estudantes da rede pública de ensino, pacientes oncológicos e presidentes de associações de moradores.
KAROLINE GARCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos