Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

sábado, 27 de dezembro de 2014

"Ele pode mudar sua história"

Mesmo em dias de falta de esperança, Jesus sempre nos surpreende!

“A caminho de Jerusalém, Jesus passou pela divisa entre Samaria e Galiléia. Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância e gritaram em alta voz: “Jesus, Mestre, tem piedade de nós!” Ao vê-los, ele disse: “Vão mostrar-se aos sacerdotes”. Enquanto eles iam, foram purificados. Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz. Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano. Jesus perguntou: “Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove? Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro?”Então ele lhe disse: “Levante-se e vá; a sua fé o salvou”. (Lucas 17:11-19).
Jesus sempre nos surpreende. Entre a Samaria e a Galileia, o Mestre entrou num leprosário, conforme nos descreve o texto de Lucas.  Passar por esse lugar era um desejo para poucos. Este lugar cheirava mal, lembrava sofrimento, dor e morte. Era na verdade, um grande lixão humano. Ali estavam homens que eram excluídos da sociedade e viviam à margem da comunidade e longe de seus familiares, pois possuíam uma doença incurável: a lepra.
Mas Cristo vem sempre ao encontro daqueles que, para a sociedade, não têm  nenhuma possibilidade futura, seja moralmente, fisicamente e até espiritualmente. O seu amor é incomparável. O Mestre continua vindo ao encontro dos leprosos de hoje, aqueles que sofrem, que estão excluídos, marginalizados, solitários e angustiados. O Senhor Jesus, como o autor da vida, não dispensa um encontro com os que estão necessitando da cura, seja da alma, do físico e do espírito. “Mestre, tem piedade de nós!” disseram os leprosos Eles sabiam que a enfermidade os levava à distância de qualquer um, mas eles não se importaram com a distância, eles pediram misericórdia. E você, tem buscado ao Senhor Jesus? Chame por ele, pois ele sempre nos atende e em nenhum momento nos abandona.
Jesus respondeu com uma ordem: “Vão mostrar-se aos sacerdotes”. Ele sabia que, para que esses leprosos fossem reintegrados à sociedade, os sacerdotes deveriam avaliar a pele deles. Como esses homens enfermos se apresentariam ao sacerdote se eles não estavam curados ainda? É isso aí meu amigo, devemos obedecer ao Mestre mesmo que o milagre ainda não tenha acontecido, e o que você pediu a ele não tenha chegado. Obedeça a Jesus Cristo, pois você não sabe em que momento ou hora o milagre acontecerá.
No meio do caminho, um dos leprosos percebeu que a sua pele estava limpa, foi  tomado pela alegria e começou a louvar a Deus. Ele voltou e se prostrou aos pés de Jesus, pois reconheceu que o Mestre havia feito este grande milagre. É importante reconhecermos que é o Senhor Jesus que age em nosso favor. Ele tem toda autoridade no céu e na terra. Tudo pode ser feito por ele e para ele, não há nada impossível.
Depois de reconhecer quem lhe havia curado, o “ex-leproso” agradece a Cristo. Ser grato é uma característica de poucos. Quantas coisas Deus têm feito na nossa vida! Na maioria das vezes, reconhecemos só as grandes coisas, mas agradeça a Deus pelas pequeninas coisas que ele tem efetuado. Jesus sabia que eram dez os leprosos que receberam a cura, mas só um reconheceu e voltou para agradecer. Sempre que nós reconhecermos a soberania de Deus sobre a nossa vida, ele nos dá a possibilidade de recebemos mais um pouco. Jesus diz: “Levante-se, a tua fé te salvou”. Que maravilha! Jesus sempre tem o melhor para a nossa vida.
Pastor Fernando dos Santos Duarte é integra a diretoria da Convenção Noroeste Paulista e é responsável pela Igreja Adventista da Promessa em Votuporanga (SP)..

Nenhum comentário:

Postar um comentário