Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

"ARTIGO : Santa Casa e voluntários"

 Próxima de completar 200 anos em 2017, a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá enfrenta o desafio de ser uma instituição filantrópica pioneira da saúde na capital e as circunstâncias da medicina em pleno século 21. A convite da jornalista Shirley Ocampos, conversei ontem à tarde com o provedor, equivalente a diretor, médico Antonio Preza, e sua esposa Telma, encarregada do voluntariado na instituição. Nossa conversa neste artigo vai girar, portanto, em torno do voluntariado.
            Nos últimos anos a Santa casa vem padecendo a falta de recursos para investimentos de modernização que lhe dêem receita, e para pagar o custeio mensal. Já chegou a ter uma receita de R$ 600 mil para uma despesa mensal de R$ 2 milhões. A partir daí entendeu-se que é preciso ampliar a prestação de serviços particulares e a convênios de saúde, para gerar a receita de custeio. A de investimentos está vindo de duas fontes: empresas e pessoas físicas de Cuiabá, além de uma paróquia católica de Primavera do Leste, estão assumindo a reforma de velhas enfermarias que serão parte da busca por recursos financeiros. Outra será um financiamento através de linha especial de crédito do BNDES para santas casas, que será usado para a construção de um anexo de oito andares com UTIs e atendimento a particulares e convênios. Até lá a estrutura atual de 52 enfermarias continuará atendendo ao SUS e a particulares e convênios.
            Nesse ambiente de crise financeira e de necessidade de continuar atendendo à tradição de saúde na capital e no estado, a Santa Casa tem sido apoiada de maneira forte pelo voluntariado empresarial, institucional e de pessoas com recursos financeiros, apoios diversos. Nos últimos dois anos elas tem assumido a reforma de enfermarias, mas ainda restam 38 sem reformas.
            Aqui entra a angústia da Santa Casa, relatam Preza e Telma. É preciso mais empresas ou pessoas que adotem a reforma de enfermarias visando o paciente e a segurança financeira básica da instituição. O provedor Antonio Preza, Telma os médicos da direção esperam, sensibilizar grandes instituições representativas do agronegócio, da indústria, do comércio e dos serviços, além de pessoas, para adotar a reformas das enfermarias, algumas muito antigas pedindo reparos urgentes.
            A participação voluntária das doações pode ser feita diretamente ou pelas opções oferecidas no site santacasacba.com.br, ou com Telma e Sheila, pelos telefones 8477-2100 e 3051-1946. Saí da visita com o coração apertado, mas animado depois de ver empresas, instituições e pessoas profundamente sensibilizadas apoiando a nossa Santa Casa que tanta história tem dentro da História de Mato Grosso.
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos