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sexta-feira, 20 de março de 2015

"ARTIGO : Educação sem diálogo"

Tomo a liberdade de transcrever um trecho da entrevista de Mozart Neves Ramos, especialista em educação, com largo currículo incluindo ter sido reitor da Universidade Federal de Pernambuco, em matéria de página inteira publicada no Jornal Valor Econômico, de 5 de março.
Ele diz: “O péssimo desempenho dos alunos na prova de redação do Enem, o desalento dos jovens chamados “nem-nem” (nem trabalham nem estudam) e os altos índices de evasão escolar no ensino médio são exemplos de problemas atuais da educação do jovem brasileiro que tem origem em um mesmo gargalo: a incapacidade das escolas em motivar, atrair e dialogar com os jovens”.
Ele cita que “temos uma escola do século 19, um professor do século 20 e um aluno do século 21”. Ele conta que numa de suas aulas foi surpreendido quando um estudante usou o celular para acessar a internet e esclarecer ali uma dúvida que ele havia prometido responder apenas na aula seguinte, uma prática comum entre os professores da era pré-Google. A sua conclusão é sólida: “ A informação hoje não está mais só com o professor. O aluno não vai mais agüentar alguém só falando uma, duas ou três horas, só escutar”.
Sua tese é também a de que o problema do ensino médio não começa no ensino médio. Começa principalmente nas séries finais do ensino fundamental. Falta um diálogo na transição, até porque o fundamental é de responsabilidade municipal e o médio de responsabilidade estadual. Aí moram muitas divergências. No ensino médio reside outra questão, defende Mozart: “O segundo grande problema que a gente vê nas séries finais, para poder alavancar, é um currículo que seja atraente para este adolescente. Que trabalhe mais com experimentação, com a questão de projetos, para que possa buscar a curiosidade, a criatividade, com base naquilo que ele está estudando para tornar a aula mais atrativa”.
Voltarei ao assunto, mas gostaria de encerrar este artigo com a citação do próprio Mozart: “O currículo do ensino médio hoje não dialoga com o mundo juvenil. 40% dos que evadem vão por desmotivação”.
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso

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