Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 20 de março de 2015

"Governo explica providências para atender desabrigados por enchentes no Acre"

Cerca de 50 mil acrianos estão fora de suas casas devido às enchentes que atingem o estado há mais de duas semanas. Para saber as providências tomadas, a Comissão de Integração Nacional, de Desenvolvimento Regional e da Amazônia promoveu audiência pública com representantes do governo.
O representante da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Defesa, general Adriano Pereira Júnior, explicou que a secretaria enviou técnicos para a avaliação dos danos e verificar as ações de restabelecimento e reconstrução.
O general explica que o Cenad, Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, começou a monitorar os rios da região desde janeiro e alertou as autoridades em fevereiro sobre as chuvas nas nascentes do rio Acre, com risco de inundação de municípios ribeirinhos e a necessária retirada da população de áreas de risco.
14 mil pessoas ficaram desabrigadas e outras 35.800 estão em casas de amigos e parentes. "E agora que elas começam a retornar aos lares, a gente faz o restabelecimento, que está dentro ainda dessa ação grande, desse grande pacote de respostas, que é limpar as ruas, ajudar a limpar as casas, a restabelecer a normalidade da vida da comunidade, ou da cidade."
Enchente atípica
O deputado Angelim (PT-AC), que foi prefeito de Rio Branco entre 2005 e 2012, explica que essa enchente foi atípica e fez vítimas até entre pessoa que moram em áreas mais altas da cidade.

"Agora, por exemplo, foram em torno de 84 mil pessoas atingidas em Rio Branco, mas foi uma enchente atípica, então nem todo mundo morava em área de risco. Então teve bairros ali que nunca tinham sido atingidos e agora alagou", explicou.
Busca e resgate
Cerca de 400 homens e 62 viaturas do Exército trabalham nas operações de busca e resgate, distribuição de mantimentos e triagem de donativos. Segundo o coordenador-geral de Execução de Projetos e Serviços do Ministério do Desenvolvimento Social, Rodrigo Morais Lima Delgado, a capital do estado vem sendo atendida.

"O município de Rio Branco já solicitou recursos. Estamos finalizando as tratativas com o Fundo Nacional de Assistência Social para repassar R$ 1,5 milhão por mês até que a situação seja revertida, que as pessoas voltem para suas casas”, diz Rodrigo Morais. “Enquanto houver pessoas desabrigadas e situação de emergência naquele município, os recursos continuam sendo repassados. E nós estamos aguardando que os demais municípios que estão em situação de emergência no Acre também nos solicitem os recursos para que possamos providenciá-los."
Segundo o Ministério da Integração Nacional, o governo federal já destinou R$ 16,5 milhões para a região. Foram enviados 20 mil kits de assistência humanitária com itens básicos de sobrevivência.
Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Newton Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos