Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

quarta-feira, 29 de abril de 2015

"Adevair pede cumprimento de lei que cria grupos de Cururu e Siriri"

Apesar de ter sido sancionada em 1992, a lei 2.963 que cria grupos folclóricos infantis de Cururu e Siriri em todas as escolas municipais de Cuiabá, não está sendo cumprida. 
O vereador Adevair Cabral (PDT), procurado por diversas escolas que querem promover a tradição cuiabana junto a sua comunidade, encaminhou uma Indicação para que o Executivo Municipal execute a lei.
O vereador afirma que não sabe o motivo do descumprimento, mas supõe “que o problema seja de ordem financeira, pois pessoas habilitadas a criar os grupos há. Talvez a maior dificuldade esteja em não conseguirem recursos para pagar os profissionais”.
A lei estabelece que os grupos sejam formados pelos alunos das escolas e, que os instrutores deverão ser recrutados junto às comunidades folclóricas do município. A lei não exige formação teórica e, está habilitado a instruir às crianças, aqueles que pertencerem a grupos folclóricos da Baixada Cuiabana, preferencialmente, com maior vivência prática na tradição.
“O Cururu e o Siriri são parte do nosso patrimônio e as crianças de hoje é que farão a cultura não acabar. Estimular o aprendizado dessas danças é o que vai manter nossa memória viva”, defende Adevair Cabral.
Segundo alguns gestores de escolas, em algumas delas, os professores de artes acabam tentando cumprir a lei, mas não tendo a vivência específica desta tradição, não conseguem ensinar especificamente a dança cuiabana, muitas vezes somente o Rasqueado. 
A Indicação foi encaminhada ao Executivo no início do mês de março e, o vereador aguarda um posicionamento.
Luciana Oliveira Pereira 
Serviço:
O quê: Exigir ao Executivo Municipal o cumprimente de Lei
Onde: No âmbito da Escolas Municipais
Quando: Imediata

Nenhum comentário:

Postar um comentário