Estudantes do ensino médio participaram da ação educativa.
Na abertura da vivência educativa com simulação de salvamento veicular, realizada no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), na manhã desta terça-feira (28), o presidente da autarquia, Rogers Jarbas, falou sobre a importância da educação para o trânsito. “Mato Grosso ocupa o quarto lugar em violência no trânsito do país. Precisamos ocupar os primeiros lugares de forma positiva, por isso estamos vivenciando aqui uma das etapas da grande mudança social que está sendo promovida, fruto dos saberes, das habilidades e das atitudes pela defesa da vida”, disse o presidente.
Após a abertura os bombeiros realizaram a simulação de salvamento com vítimas em veículos. O treinamento faz parte da capacitação dos alunos da corporação. Em seguida, 40 alunos do ensino médio do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) participaram de uma palestra que abordou as consequências legais de dirigir sob efeito de álcool, ministrada pela advogada Claudia Aquino, vice-presidente da OAB e representante do Sindicato Intermunicipal dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Mato Grosso (SHRBS-MT).
De acordo com o Comandante Geral Adjunto do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT), Coronel Denis Alves, a parceria entre os órgãos permitirá que os alunos da corporação tenham o treinamento com um número considerável de veículos. “O salvamento é o nosso trabalho. Mas é importante saber que cada um de nós tem uma parcela de responsabilidade no trânsito. O conhecimento adquirido aqui deve ser praticado e transmitido para que o resultado seja concreto”, enfatizou o comandante adjunto.
A comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Tenente Coronel Grasiele Bugalho, informou que os índices de acidentes da Operação Tiradentes, realizada de 17 a 21 de abril, contabilizaram 1.700 notificações, 11 acidentes, destes, quatro foram com vítimas. “Os dados revelam que não estamos preparados para enfrentar o trânsito de forma consciente. Esta capacitação vai mostrar como são os acidentes e o quanto a técnica de salvamento é importante para resgatar vidas. Mas é a conscientização da sociedade que poderá mudar estes dados”, afirmou a comandante.
As atividades continuam nesta quarta-feira (29/04) com alunos da Escola Adventista Centro América e na quinta-feira (30/04) será a vez dos alunos da Escola Estadual André Avelino Ribeiro que são escolas que já participam das ações educativas promovidas pela Coordenadoria da Escola Pública de Trânsito. A atividade faz parte das estratégias educativas do Projeto Trânsito Consciente – Operação Lei Seca Mato Grosso.
Cleide Dantas

Nenhum comentário:
Postar um comentário