Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 22 de abril de 2015

"Doutor Leonardo promove audiência pública sobre judicialização da saúde"

O deputado estadual, Doutor Leonardo Albuquerque (PDT/MT) promove no próximo dia 27 de abril (segunda-feira), a audiência pública sobre o tema “Judicialização da Saúde”, às 15 horas, no auditório Milton Figueiredo, na Casa Cidadã.
De acordo com o parlamentar o evento envolve os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para buscar uma solução diante do crescimento do número das demandas judiciais que tem por finalidade resguardar tratamentos de saúde no setor público.
“É um tema importante. O último levantamento extra oficial aponta que são mais de 3,4 mil processos judiciais ainda pendentes no Estado. Vamos tentar achar uma solução para isso”, defende o parlamentar.
Doutor Leonardo reconhece o direito do cidadão em ter acesso à saúde. Para ele, judicializa-se quando o Estado não funciona, no entanto, o deputado acredita que esse número de ações onera o Estado e sobrecarrega o Judiciário.
“Temos que auxiliar a resolver esses problemas de demanda reprimida sem que o paciente tenha que recorrer à Justiça. Vamos propor um modelo com a criação de um comitê envolvendo representantes dos poderes Judiciário e Executivo para atuar como conciliador dessas demandas”, sugere o parlamentar.
O convite para participação no evento está aberto a secretários de Saúde municipais, representantes de Escritórios Regionais de Saúde, servidores do setor, além da presença já confirmada da presidência e diretoria dos órgãos: Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria, Sindicato dos Médicos, Hospital Geral Universitário, Procuradoria Geral do Estado e responsáveis por hospitais da capital e interior, além de sindicatos e outras entidades da área da saúde. 
Naíla Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário