Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 24 de abril de 2015

"Fabio Garcia defende divisão mais igualitária de tributos"

O deputado federal Fabio Garcia (PSB-MT) foi convidado a fazer explanação sobre o Pacto Federativo na 5ª edição do programa Câmara Itinerante, que ocorreu na manhã desta sexta-feira em Campo Grande (MS).

O parlamentar mato-grossense é integrante da Comissão Especial do Pacto Federativo e defendeu uma distribuição mais igualitária da arrecadação tributária entre a União, os estados e os municípios brasileiros.
Para Fabio Garcia, o atual desequilíbrio na divisão dos recursos resulta em um serviço ruim prestado à população.

Em sua explanação, o deputado apresentou dados os dados da distribuição do bolo tributário: 54% ficam com o governo federal, 27 % com os estados e 19% com os municípios. 

“Temos observado um enfraquecimento do pacto federativo, com a criação de tributos pelo governo federal sem previsão de repasse aos outros entes”.

Fabio Garcia também criticou as renúncias tributárias que prejudicam governos estaduais e prefeituras, chamando-as de “subsídio com chapéu alheio”. 

“O impacto das renúncias, em especial do Imposto de Renda e do IPI, entre 2008 e 2012, levou municípios a arcarem com 58% delas – ou R$190 bilhões não distribuídos aos municípios através de fundos constitucionais”, explicou.

Segundo ele, a comissão especial deve apresentar um relatório preliminar do assunto em maio, para coincidir com a Marcha dos Prefeitos a Brasília, marcada para os dias 25 e 28. (As informações são da Agência Câmara Notícias).
O Câmara Itinerante chega à Cuiabá agora á tarde, veja a programação:
13h30 – Visita institucional ao Hospital do Câncer do Mato Grosso.
14h30 - Abertura do Câmara Itinerante, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Soraia Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário