Há 45 dias, o parlamentar havia se reunido com governador Pedro Taques sobre a demanda, que ainda não foi atendida.
O deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) utilizou a tribuna na sessão desta quarta-feira (22), para cobrar resposta sobre uma indicação apresentada à Secretaria Estadual de Saúde (SES), com a necessidade de viabilização de equipamentos de saúde para atender ao Hospital Municipal de Juara “Elida Machietto Santillo”. A indicação foi apresentada no dia 4 de março, e conforme regimento, o prazo para resposta é de 30 dias.
Na tribuna, o parlamentar explicou que em reunião com o governador Pedro Taques (PDT) e o prefeito de Juara Edson Piovesan (PPS), no mês de fevereiro, chegaram a um acordo em que o secretário de Saúde, Marco Bertúlio verificaria o dispositivo necessário para transferir equipamentos que não estão sendo utilizados em outras unidades do Estado para atender a demanda do município de Juara.
“O governador Pedro Taques ligou na minha frente para o secretário e pediu que fosse verificado, como estes equipamentos poderiam ser transferidos para Juara, por não estarem sendo utilizados. Só que há mais de 45 dias, que não somos atendidos a contento pelo secretário que nos disse que estava verificando juridicamente esta possibilidade”, desabafou o deputado.
Conforme o parlamentar, o secretário Marco Bertúlio repassou a responsabilidade ao adjunto, que ao ser contatado não sabia da demanda. “Nosso chefe de gabinete Guilherme levou um chá de cadeira do adjunto, e enquanto isso, temos vidas correndo risco, porque os secretários não decidem quem tem autonomia para decidir”, reclamou.
Para Oscar, caso a resposta seja negativa, basta que a Secretaria de Saúde se pronuncie, para repassar ao prefeito. “Dá a impressão de que o deputado não está fazendo o seu trabalho, sendo que entrei em contato insistentemente com o secretário de Saúde, que não nos deu uma resposta. Se disserem que não há como fazer este comodato de equipamentos, então, que o façam para darmos uma resposta o quanto antes ao nosso município”, disse.
Entre os equipamentos solicitados constam: carrinho anestésico, monitor multiparâmetro, eletro cautério, garrote pneumático, arco cirúrgico, bisturi eletrônico microprocessador, cardiotocógrafo, aspirador cirúrgico, eletroestimulador do nervo periférico e laringoscópio com fibra ótica.
O deputado lembrou que o Hospital Municipal de Juara atende diversos municípios da região Noroeste, tendo exercido função de uma unidade estadual de saúde. “Nós somos parceiros do governo, e não podemos ter esse tipo de tratamento”, concluiu.
Marianna Marimon
Nenhum comentário:
Postar um comentário