Apesar dos sucessivos recordes na produção de grãos no estado, a economia do Mato Grosso tem sido prejudicada pela falta de infra-estrutura para transporte e armazenamento. O alerta é do senador Wellington Fagundes (PR-MT), que fez um discurso no Plenário nesta quinta-feira (23).
O parlamentar ressaltou que somente a produção de soja deve ser 9% maior em 2015, comparando-se com 2014, o que aumenta a preocupação do setor produtivo. Ele defendeu investimentos maciços na ampliação das malhas rodoviária, ferroviária e hidroviária, visto que o Brasil ainda tem muito a crescer.
Neste cenário de crise e sacrifício fiscal, um dos caminhos para retomada do crescimento é a manutenção dos investimentos — opinou.
Wellington cobrou também melhoras no programa de concessões em curso. Ele lembrou que quem quer investir precisa de segurança:
O investidor quer e precisa de segurança, pois são negócios de longo prazo e grande aporte, e hoje tudo pode ser mudado com facilidade. As concessões não podem ser política de governo, mas política de Estado. Temos que reconhecer que o atual modelo apresenta fragilidades — disse.
Para mudar o quadro, Wellington Fagundes defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 39/2015, de autoria dele, que determinar que as concessões e permissões de serviços públicos sejam normatizados por lei complementar. Atualmente, o assunto é disciplinado por lei ordinária, que é mais fácil de ser aprovada.
Justina Fiori
foto: André Corrêa/Agência Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário