Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

sábado, 25 de abril de 2015

"Wellington quer que Senado modernize Câmaras Municipais de Mato Grosso‏"

O senador republicano levará pacote de produtos e serviços do Senado para o legislativo municipal do Estado através de portais de internet e treinamento de ponta. 
O senador Wellington Fagundes (PR-MT) iniciou ações para implantar um amplo programa de modernização das Câmaras Municipais de Mato Grosso. 

Isso será feito através do Programa Solução Web e do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), mantido pelo Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal (Interlegis). Os entendimentos começaram nesta quinta-feira, 23, durante reunião com o diretor executivo do Instituto, Helder Rebouças, e o diretor de Planejamento, Armando Nascimento. 

Ambas as iniciativas do Senado fornecem apoio aos processos das Casas Legislativas, a criação de portais de internet e sua hospedagem, além de capacitação para os funcionários do parlamento local. “Precisamos trabalhar para fortalecer as prefeituras e as câmaras legislativas. Esse é um anseio municipalista que estamos empenhados em tornar concreto” – explicou o senador republicano. 

Wellington afirma que a modernização do Legislativo Municipal está diretamente ligada à ampliação da democracia. “O primeiro contato da população com a política é através do parlamento das cidades. Fazer com que os municípios tenham internet de qualidade e acesso ao trabalho dos vereadores é fazer com que a população tenha voz ativa na proposição e cobrança de políticas públicas eficientes”, assegura. 

O parlamentar, que presidirá a Comissão Senado do Futuro – destinada a debater com especialistas e a sociedade os principais problemas ao desenvolvimento do país – disse que a iniciativa faz com que seja cumprida a Lei 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação –, bem como também a Lei da Transparência – LC 101/2000. 

“Em Mato Grosso, 50% das Câmaras Municipais sequer possuem um sítio na internet, e quando possuem, estão com informações desatualizadas. Temos aí um cenário de fragilidade institucional, caso o cidadão queira ter acesso às atividades legislativas dos vereadores”, discorre. 

O programa Solução Web Interlegis é composto de um portal padrão pronto para uso, personalização e inserção de conteúdo; por uma hospedagem gratuita no Data Center do Senado Federal, o que garante segurança e economia; e também o treinamento de responsáveis por criar ou manter o Portal da Câmara local. Já o SAPL tem como finalidade apoiar as Casas nas atividades relacionadas ao processo legislativo. O sistema é um agente efetivo na modernização da Câmara que o utiliza para elaborar proposições e tramitar matérias legislativas, organizar sessões plenárias, e manter atualizadas as bases de leis. 

Para Helder Rebouças, a ida do senador Wellington Fagundes ao Interlegis demonstra a preocupação em fortalecer o Legislativo do Estado. O diretor afirmou ainda que o problema da falta de infraestrutura não se restringe somente à perda de tecnologia, mas de cidadania, já que quando uma instituição não permite acesso do cidadão pela internet, está criando uma barreira à interação. "E foi nesse intuito que o senador nos procurou, porque a ideia é que possamos cada vez mais, com a ajuda do senado e da bancada de MT, levar ferramentas de tecnologia de informação para que as Câmaras de Vereadores possam ter maior proximidade com a sociedade organizada", completou. 

Armando Nascimento destacou que as melhorias poderão trazer consigo agilidade processual e inclusive a redução dos gastos parlamentares dos municípios. "Os produtos do Interlegis trazem para a Câmara Municipal a eficiência, a rapidez no trabalho e a possibilidade de deixar tudo armazenado aqui em Brasília, o que reduz amplamente os custos para as cidades. Além disso, permite que haja uma internet rápida e disponível sete dias na semana, 24 horas por dia”, assinalou. 

Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário