Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 12 de junho de 2015

"Maluf defende capacitação de vereadores do interior"

O presidente da Assembleia Legislativa participou da abertura do projeto “Democracia Ativa”, realizado pelo TCE. 
O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), defendeu a aproximação entre o poder público estadual e os vereadores, que estão nas cidades, mais próximos da população. Também ressaltou a importância de contribuir com a capacitação dos parlamentares municipais, para que tenham maior conhecimento sobre a administração pública. 
Durante a primeira reunião de trabalho com vereadores de seis municípios no projeto “Democracia Ativa”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), realizada na quinta-feira (11), Maluf enalteceu a capacitação e lembrou que a aproximação é importante para a população. 
“É importante a capacitação dos vereadores para que possam cumprir o seu papel com plenitude, então espero que programas como esse se perpetuem e que os vereadores participem desenvolvam o conhecimento sobre a administração pública. A Assembleia Legislativa aprova a medida e também estará junto dos vereadores, indo às bases no projeto Assembleia Itinerante, que será realizado nos próximos meses, para discutir o papel de legislativo e ações nos municípios”, disse Maluf. 
O presidente da Assembleia Legislativa lembrou que o TCE é referência nacional e está no caminho certo em ser mais propositivo e preventivo, ao invés de repressivo. 
“Já fui vereador e quando você assume o mandato, no início tem dificuldades com a lei orçamentária, por exemplo. Essa capacitação faz com que principalmente os vereadores do interior tenham mais conhecimento sobre a gestão pública”, argumentou. 
O projeto capacitou primeiramente os vereadores de Sinop, Itiquira, Jangada, Nortelândia, Querência e Guarantã do Norte. Mais seis eventos estão programados para esse ano, atingindo 120 parlamentares municipais. O Democracia Ativa prevê atividades de capacitação em temas como contas de governo, contas de gestão, fiscalização da transparência conforme os preceitos da lei de acesso à informação e as três orçamentárias, PPA, LDO e LOA. 
Idealizador do projeto, o conselheiro Antônio Joaquim afirmou que a lei orçamentária é a mais importante na administração pública. “O orçamento significa decidir o que vai ser feito no ano seguinte com os recursos públicos e qual é a previsão, se o vereador deseja que seja construído um posto de saúde no bairro, é colocar no orçamento. Mas, nem 10% dos vereadores participam desse debate, sendo isolado entre prefeito, assessores, o presidente da Câmara e no máximo, dois vereadores”. 
O conselheiro disse que a parceria estava muito longínqua. “Os vereadores tratam o TCE às vezes com temor e é um equívoco terrível, pois o tribunal não tem nenhum tipo de fiscalização sobre os vereadores e sim a gestão do presidente da Câmara Municipal”. 
Presidente do TCE, Waldir Teis, disse que o projeto é mais uma ação a favor da população, pois os vereadores representam a sociedade. “Detectamos as deficiências que podem ser melhoradas pelos vereadores com a nossa participação. E entendemos isso, pois os vereadores são lideranças e de diferentes profissões, não são obrigados a entrar na Câmara Municipal com o conhecimento que tem um jurista”, lembrou. 
A capacitação dos vereadores fortalece os municípios, na avaliação da presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (Ucmmat), Edileuza Ribeiro (PTC), que elogiou a iniciativa do TCE e também o trabalho da Assembleia Legislativa nos projetos voltados aos municípios. 
“Também pedimos a capacitação dos vereadores pela Assembleia Legislativa, através da Escola do Legislativo e temos ferramentas importantes que estão a nossa disposição, como a TV Assembleia e em breve, a Rádio Assembleia”, disse.
Também participou do evento, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo da Cunha.
Assessoria de Imprensa da Presidência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos