Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 23 de julho de 2015

"Minas e Energia autoriza auditoria em multas de Belo Monte, Jirau e Santo Antônio"

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados deu aval para que o Tribunal de Contas da União (TCU) verifique se há irregularidades em decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre os atrasos das obras das hidrelétricas de Belo Monte, Jirau e Santo Antônio. A realização da auditoria está prevista na Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) 33/15, do deputado Altineu Côrtes (PR-RJ), aprovada pelo colegiado.
O foco da investigação é a decisão da Aneel de negar pedidos de isenção de multas, por atrasos nas obras, dos consórcios responsáveis pela construção das hidrelétricas. A determinação prejudica os consórcios Santo Antônio Energia, encarregado da implementação da hidrelétrica de mesmo nome em Rondônia; Norte Energia, que constrói Belo Monte, no Pará; e Energia Sustentável do Brasil, responsável pela usina de Jirau, também em Rondônia.
O relator, deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA), defendeu a aprovação da proposta de fiscalização. Ele disse que o Congresso precisa avaliar os aspectos administrativo e econômico da decisão da Aneel. O TCU deverá examinar, por meio de auditoria operacional, a eficiência das licitações e dos projetos.
“Também é importante ressaltar o impacto que a obrigatoriedade da compra de energia no mercado livre por essas concessionárias teriam no custo efetivo total da energia elétrica em nosso país”, argumentou o relator.
Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Marcelo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário