Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 24 de julho de 2015

"Sinterp-MT denuncia à Polícia agressão a jornalista. Governo responde

Na manhã desta quinta-feira (23), o vice-governador Carlos Fávaro, o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Layr Mota, o secretário de Agricultura Familiar, Suelme Evangelista, realizaram uma reunião na Empaer para conhecer a real situação da Empresa. A reunião teve cobertura das respectivas assessorias de imprensa do Governo do Estado, entretanto, incomodados com a presença da assessora de imprensa do SINTERP-MT (Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural), jornalista Cecília Gonçalves, exigiram que ela entregasse a câmera e apagaram todas as imagens, provocando uma situação constrangedora, lamentável!
Cecília que tem 32 anos de profissão, inclusive no tempo da ditadura, nunca passou por tamanho constrangimento, algo desnecessário, tendo em vista que o teor da reunião era apenas os programas de trabalho, linhas de financiamento, nada que justificasse uma grosseria dessas, total falta de tato. Afinal, bastava dizer que somente os assessores de imprensa do Governo poderiam permanecer no local, somente eles poderiam continuar gravando, fotografando, realizando o trabalho jornalístico. A jornalista não estava como espiã, até por que as reivindicações da categoria com a Presidência da Empaer e Governo são desenvolvidas com diálogos, educação, civilidade, igual ao que aconteceu na última terça-feira entre a presidência do Sinterp-MT e o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, quando toda a reunião foi registrada pela assessora Cecília Gonçalves. Quando um membro do Governo não desejar a presença de um jornalista, basta pedir com educação e não provocar um constrangimento dessa natureza. “Cheguei a Cuiabá em 1985, cobri crimes terríveis, inúmeras arbitrariedades, mas nunca ninguém me impediu de apurar/executar meu trabalho, mesmo os gestores mais temidos da época”, disse a assessora do Sinterp, atônita com a falta de habilidade da equipe do governador.  
 Nota do Governo 
O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado do Gabinete de Comunicação, lamenta o episódio ocorrido nesta quinta-feira (23.07) durante uma reunião realizada na sede da Empaer, em Cuiabá, envolvendo uma jornalista que é assessora de imprensa do sindicato e atuava na cobertura do encontro. Durante a reunião de trabalho, que a princípio seria fechada à participação de terceiros e que tratava da reestruturação da instituição, foi solicitado por uma servidora do Estado que a jornalista entregasse a câmera que portava. Em seguida, os registros realizados pela profissional da imprensa durante a reunião foram apagados. Para efeitos de publicidade e transparência, o Governo do Estado esclarece que a atitude de retirar o equipamento de trabalho da jornalista não partiu da assessoria de imprensa do órgão, nem de qualquer outro membro da assessoria de imprensa do Governo Estadual. Ressalta ainda que a ação da servidora não reflete o posicionamento do Governo do Estado no que se refere à política de comunicação social. O Governo do Estado informa que vai apurar com detalhes o ocorrido para que fatos semelhantes não voltem a ocorrer aos profissionais da imprensa no exercício do seu trabalho, além de orientar os servidores sobre o acesso da imprensa a reuniões públicas. O Governo do Estado, por meio do Gabinete de Comunicação, reafirma que preza pela imprensa livre, independente e fiscalizadora das ações públicas, que contribui de forma inequívoca na construção de um Estado de transformação.
O Sinterp-MT fez Boletim de Ocorrência na manhã desta sexta-feira (24), denunciando o constrangimento imposto à assessora de imprensa do Sindicato, bem como a truculência de tomar a câmera e apagar todas as imagens da entidade. A medida é para alertar a administração pública a instruir, capacitar bem o servidor público, para que aprenda a dialogar, respeitar o jornalista que é um cidadão, um trabalhador como os demais, e buscar entendimento de forma civilizada. O nosso intuito era divulgar de forma positiva a visita do governador Pedro Taques, representado pelo vice Carlos Fávaro no tocante a reestruturação da Empaer.
Gilmar Brunetto Presidente do Sinterp-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos