Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

sábado, 5 de setembro de 2015

"Parcerias de serviços ampliam atendimento no ‘Prati-Cidade’"

Com a finalidade de ampliar a rede de atendimento sócio-assistenciais no Mutirão de Cidadania ‘Prati-Cidade’, é que a Prefeitura de Várzea Grande estabeleceu parcerias com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (SETAS/MT), com serviços gratuitos de 2ª via de casamento, nascimento e óbito, carteira do pescador, xerox e plastificação de documentos, e com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres com orientações sobre  direitos da mulher, denúncia e distribuição de cartilhas ‘Viver sem Violência’, entre outros. A parceira possibilitou êxito na ação social que ofereceu uma gama de serviços à população do Jardim Ikaray e bairros adjacentes.  
“Somos parceiros dos municípios na realização destes mutirões com auxílio nas ações de cidadania. Muitas pessoas não dispõem de recursos financeiros para confecção de documentos, com esta oportunidade todos podem buscar serviço público gratuito de qualidade. O projeto do Governo do Estado visa atender famílias economicamente desprovidas de recursos financeiros. Atendemos os 141 municípios conforme solicitação das prefeituras e contabilizamos uma média 300 encaminhamentos por mutirão”, destacou a assistente técnica responsável da  SETAS,  Manuelle de Cássia Silva.
A moradora Edenir Bispo Batista, 37 anos, disse que “o mutirão foi uma oportunidade ímpar que a prefeitura proporcionou a nós, pois há anos fomos abandonados sem nenhum benefício. Hoje aqui consegui marcar médico, fazer minha 2ª via da certidão de casamento e carteira de trabalho. O atendimento está excelente e esses serviços facilitam a vida porque não temos tempo disponível para resolver estas questões pessoais com a rotina diária de trabalhos que temos”.
A aposentada Maria Félix Silva, 66 anos, foi no mutirão para receber consulta médica para avaliação de seu quadro físico. “Estou muito feliz porque vim aqui, fui bem atendida pelo médico que me orientou a realizar caminhada e mudar minha alimentação. Fiz teste de glicemia e aferição de pressão e graças a Deus está tudo bem comigo. Vou seguir as orientações do médico para ter uma qualidade de vida melhor”.
A adolescente Ana Carolina, 15 anos, aproveitou o mutirão de cidadania para pedir a emissão da 2ª via da certidão de óbito de seu irmão. “Minha mãe está precisando muito deste documento e nunca tinha tempo para fazer porque ela trabalha o dia todo. “Hoje, quando deparei com este serviço, não pensei duas vezes, vou facilitar a vida da minha mãe e ela ficará contente com a minha atitude. O mutirão está muito bom quero participar do campeonato de futsal que vai ter na praça principal”, finalizou Ana.
Cláudia Joséh
Foto : Robson Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário