Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

domingo, 13 de setembro de 2015

"Seminário na Câmara discute uso sustentável do Cerrado"

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados e a Frente Parlamentar Ambientalista realizam na quinta (17) e na sexta-feira (18) o seminário “Bioma Cerrado - Normas de Conservação e Uso Sustentável”.
Gilmar Felix
Audiência Pública. Dep. Sarney Filho (PV-MA)
Sarney Filho: a taxa de desmatamento do Cerrado é maior do que a da Floresta Amazônica
O deputado Sarney Filho (PV-MA), que solicitou o debate, ressalta a importância de se discutir com especialistas os critérios para a elaboração de normas de proteção do bioma e debater atividades alternativas que possam fomentar a economia regional com o apoio das comunidades agroextrativistas e agricultores familiares da região.
A abertura do evento terá a participação, entre outros convidados, da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; e do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Além desses, compõem a mesa o presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Átila Lira (PSB-PI); o coordenador da frente, Sarney Filho; o diretor da SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani; o presidente da Agência Brasileira de Meio Ambiente e Tecnologia da Informação (Ecodata), Donizete Tokarski; e o superintendente de Políticas Públicas do WWF-BRASIL, Jean Timmers.
No primeiro dia, os debates abordarão a contribuição do Cerrado para a conservação das águas no Brasil, a gestão e a proteção dos comitês de bacias hidrográficas e a situação atual de desmatamento do bioma.
Já no segundo dia, as discussões tratarão das perspectivas de negócios, como o turismo e o agroextrativismo sustentáveis.
Desmatamento
“O Cerrado é a savana com maior diversidade biológica do planeta e também a mais ameaçada. Atualmente, a taxa de desmatamento é maior do que a da Floresta Amazônica”, afirma Sarney Filho.

Segundo o parlamentar, o processo de ocupação do bioma nos últimos cinquenta anos vem causando uma dilapidação acelerada, devido à falta de políticas públicas para a sua conservação.
O seminário ocorrerá no Auditório Nereu Ramos, na quinta e na sexta, das 9 horas às 18 horas. Interessados poderão participar da discussão por meio de salas de bate-papo no e-Democracia.
Da Redação - AR

Nenhum comentário:

Postar um comentário