Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

"Superintendência Federal de Pesca quer parceria com Várzea Grande no apoio à atividade pesqueira local"

A prefeita Lucimar Sacre de Campos recebeu hoje (10) em seu gabinete o engenheiro florestal Ércio de Arruda Lins, atual Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura em Mato Grosso, órgão vinculado ao Ministério da Pesca e Aquicultura. O superintendente propôs estabelecer parceria com o município para apoiar os pescadores amadores locais. Ércio frisou que a maior Colônia de Pescadores do Estado é de Várzea Grande, com 4.500 pescadores cadastrados. Isso representa 40% do total de profissionais que vivem da pesca em todo o território mato-grossense, dados que sinalizam a necessidade de estabelecer parceria e criar projetos que facultem acesso às linhas de crédito e recursos voltados à atividade pesqueira. 
No que depender da Prefeitura de Várzea Grande, todo empenho será feito para que os projetos sejam elaborados e beneficiem os pescadores do município, afirmou a prefeita Lucimar Campos ao sinalizar a potencialidade de Várzea Grande nesse setor. "Nós dispomos da conhecida “Rota do Peixe”, que se estende por Bonsucesso, Praia Grande e Pai André, pontos de referência pesqueira e de consumo de peixes. A superintendência pode contar com total apoio da Prefeitura para que o pescador receba incentivos que possam facilitar seu dia a dia".
Segundo ainda o superintendente Ércio de Arruda Lins, seu propósito no cargo é realizar um trabalho especial com as colônias de pescadores, em especial com a de Várzea Grande, por ser a maior. “Os recursos adquiridos via linha de crédito do Banco do Brasil podem ser empregados na aquisição de barcos e outras melhorias da atividade pesqueira artesanal. Inicialmente, o trabalho da Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura em Mato Grosso será voltado apenas à área amadora”, disse ele, explicando também  que uma das preocupações do órgão é apoiar os pequenos pescadores para que possam sobreviver da atividade pesqueira.
Lucimar também adiantou que a Prefeitura está de portas abertas para promover reuniões entre a Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura e os pescadores do município. "Esta parceria proposta vem ao encontro do que desejamos para nossa população. Tenho certeza que sua gestão trará mais dignidade a essa classe de trabalhadores com esta proposta de parceria. Vamos fazer um chamamento a esse segmento para engajar no projeto. Este é o propósito da nossa gestão: fazer o melhor pela cidade e por quantos nela habitam, sempre com máxima transparência, lisura e determinação". 
João Carlos Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário