Mobilix

Mobilix
A Mobilix, novo aplicativo de mobilidade desenvolvido em Mato Grosso Contato 65 99926-3743

Governo de Mato Grosso

terça-feira, 10 de novembro de 2015

"Assistência Social registra 3.344 atendimentos a pessoa vulnerável e em situação de risco"

A Secretaria de Assistência Social, por meio da Proteção Social Especial do Sistema Único de Assistência Social oferece serviço especializado e continuado às famílias e indivíduos (crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e mulheres), em situação de ameaça ou violação de direitos, tais como violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, situação de risco pessoal e social associados ao uso de entorpecentes.
 
Os serviços disponíveis são desenvolvidos nas unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no Centro Pop, na Casa de Passagem e na Casa de Amparo. Nestes órgãos de atendimentos sociais de média e alta complexidade foram contabilizados neste ano até a presente data cerca de 3.344 atendimentos.
 
De acordo com a coordenadora da Proteção Social Especial, Katlin Oliveira Calmon a Proteção Social Especial do Sistema Único de Assistência Social é destinado às famílias que se encontram em situação de risco pessoal e social nessas situações que visam construir com um acolhimento especializado, inclusivo e acima de tudo no fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de cada contexto social permitindo a superação a situação apresentada.
 
Conforme a coordenadora o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizou 821 atendimentos de acompanhamentos familiares e a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas desde o início deste ano.  Já o Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), que atende população adulta em situação de rua com a finalidade de proporcionar vivências para o alcance de autonomia e estimular a organização, mobilização e a participação social, cerca de 372 pessoas foram atendidas.
 
A Casa de Passagem que é uma extensão da Proteção Social Especial tem por objetivo oferecer um serviço de acolhimento de urgência a criança e/ou adolescente de 06 a 17 anos e onze meses de idade, de ambos sexos, que tenham seus direitos violados.
 
“Na Casa de Amparo as mulheres vítimas de violência doméstica são acolhidas e protegidas com equipe multidisciplinares que darão condições a elas a superação da violência sofrida o que ajudará a volta do convívio junto a sociedade e proporcionando o afastamento do risco. O serviço dispõe de um espaço seguro de caráter sigiloso e temporário, onde as mulheres permanecem por um período determinado até reunir condições necessárias para retornarem ao curso de suas vidas. A Casa registrou até a presente 123 casos, sendo 55 de mulheres vítimas de violência, 37 crianças acompanhadas da mãe e 31 crianças encaminhadas por outros órgãos”, explicou a coordenadora Katlin Oliveira Calmon.
 
O serviço de Proteção Social Especial também disponibiliza ao cidadão varzeagrandense o Serviço de Proteção em Situação de calamidades Públicas e de Emergências. O serviço promove apoio à população atingida por situações de emergência e calamidade pública, como a oferta de alojamentos provisórios, atenção e provisão de materiais conforme a necessidade demandada. O serviço emergencial computou 2.238 atendimentos até a presente data.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário