Mobilix

Mobilix
A Mobilix, novo aplicativo de mobilidade desenvolvido em Mato Grosso Contato 65 99926-3743

Governo de Mato Grosso

terça-feira, 10 de novembro de 2015

"Mapa da Violência 2015 revela aumento no número de assassinatos de mulheres negras "

O Mapa da Violência 2015 é focado na agressão de gênero no Brasil e revela dados lamentáveis. Como por exemplo: 66,7% a mais de mulheres negras foram assassinadas em relação às brancas, em um ano no país. O estudo é assinado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).

Para a Organização das Nações Unidas (ONU) - Mulheres, os números mostram uma mistura de racismo e sexismo. Segundo o Mapa, entre os anos de 2003 e 2013, o assassinato de negras cresceu 54%. Enquanto neste mesmo período, o de mulheres brancas caiu 9,8%.


Só em 2013, 4.762 mulheres brancas e negras foram assassinadas (13 por dia ou uma a cada 1h50min). Com este total, o Brasil só está atrás de El Salvador, Colômbia, Guatemala e Federação Russa. Entre os Estados brasileiros, Espírito Santo, Acre e Goiás têm as maiores taxas de feminicídio no Brasil. O número de assassinatos só tem diminuído em Rondônia e em São Paulo.

Respostas
A ONU-Mulheres defende que sejam dadas respostas institucionais concretas em favor das mulheres negras.
Mesmo com a Lei Maria da Penha, reconhecida como um importante passo em favor das mulheres, apenas cinco Estados registraram queda nas taxas de feminicídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário