Mobilix

Mobilix
A Mobilix, novo aplicativo de mobilidade desenvolvido em Mato Grosso Contato 65 99926-3743

Governo de Mato Grosso

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

"Policlínica do Parque do Lago realiza exames especializados no diagnóstico ao câncer de próstata"

Ao todo 25 pacientes atendidos pela Policlínica do Parque do Lago em Várzea Grande fizeram o exame do toque retal para diagnóstico do Câncer de Próstata. O serviço faz parte do cronograma de ações elaborado pela Unidade que será realizada durante todo o mês, durante a Campanha Novembro Azul com ações voltadas aos cuidados com a Saúde do Homem. Os pacientes foram agendados durante a palestra realizada na última sexta-feira (13) sobre o Câncer de Próstata, diagnóstico, prevenção e tratamento proferida pelo médico urologista Carlos Evaristo.  
O senhor Nelson Sartori, 67 anos, afirmou nunca ter feito o exame do toque retal. Essa foi a primeira vez. Ele confessou antes ter muito medo, mas que agora tomou a consciência de que não adianta ter medo, tem que fazer.
Para, Sandoval Cardoso de Melo, 63 anos, não pensa diferente do Sr. Nelson. Disse também ter medo e muito receio ao exame, porém sente que não dá mais para protelar, tem que fazer. “Temos que cuidar da saúde. Esse exame, a partir dos 50 anos, tem e deve ser feito, como diz o especialista, pelo menos uma vez ao ano e agora tomei coragem e estou fazendo.”, comentou Sandoval.
Gilsivan Vieira, 51 anos, tem um histórico diferente. Ele faz o exame desde os 45 anos e incentiva a todos que ele conhece a fazer o mesmo. “Quem tem preconceito está perdendo tempo e correndo o risco de ser pego de surpresa. Quem faz o exame e visita o médico regularmente tem muito mais chances de ter uma vida longa e o melhor, saudável”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Cassius Clay de Azevedo, em visita a Unidade de Saúde aproveitou e falou aos pacientes da importância do exame do toque retal para prevenir o Câncer de Próstata. Ele alertou para a importância do exame na prevenção e diagnóstico precoce da doença. “Muitos homens acreditam que o exame de sangue substitui o toque retal. Um exame não substitui o outro, ambos se complementam para o melhor diagnóstico. Por exemplo, a alteração da próstata não será identificada apenas no exame de sangue, somente no toque retal, por isso da necessidade de se fazer os dois exames”, esclareceu Cassius Clay.
CAMPANHA NOVEMBRO AZUL: A programação de atividades da Campanha Novembro Azul se estende para todas as Unidades Básicas de Saúde. Amanhã, 17 de novembro (terça-feira), a partir das 13 horas, na Policlínica Dr. Moacyr D’Lannes haverá uma palestra educativa para homens sobre Próstata e Diabetes e haverá agendamento e encaminhamento para exames específicos.
Na Policlínica Miguel Baracat, 24 de dezembro, durante todo o mês de novembro, palestras educativas serão realizadas na Unidade. No dia 19 (quinta-feira) haverá um café da manhã e palestra para a comunidade que é atendida por essa Unidade. Já no dia 23 (segunda-feira) haverá as conversas individuais com homens que estarão em atendimento. No Dia 24 (terça-feira), haverá ação educativa com distribuição de panfletos e orientações além de encaminhamentos para Unidades de Referências para exames específicos nos casos necessários. -- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário