Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

"Sindicato Rural de Cuiabá, Senar-MT e parceiros qualificam profissionais para o campo"

O auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) ficou em festa na tarde desta quinta (12.11). Os 19 participantes da qualificação Operador de trator receberam o certificado de conclusão de curso depois de 120 horas de capacitação realizada no Parque de Exposições Jonas Pinheiro em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá e outros.   
Dentre os formandos estava o jovem Guilherme Jeronimo Dias, 23 anos, morador do município de São José do Rio Claro (a cerca de 335 km de Cuiabá). Ele afirma que sempre foi apaixonado pela área de mecanização agrícola. Desde pequeno viu a família na lida em propriedades rurais e sabia que iria seguir na profissão. Por necessidade financeira deixou a escola aos 17 anos, quando cursava o segundo ano do segundo grau. 

Hoje, casado, com um filho de dois anos, revela que aprendeu a importância da educação. "As melhores oportunidades vão para quem se atualiza e como a tecnologia não para também não poderemos parar", argumentou. Guilherme revela que durante o treinamento, representantes de duas empresas rurais visitaram a turma e solicitaram o envio dos currículos deles. "Ah imagina você estar fazendo um curso, de repente chega um representante de uma grande empresa e te aborda com possibilidade de um emprego, ficamos todos animados né?", comentou. 
"A capacitação é o que fará o sucesso de vocês", disse a gerente de Educação Profissional Rural de Mato Grosso, Tatiane Perondi. "Então aproveitem os cursos do Senar, que são pagos pelos produtores rurais e gratuitos para o participante", destacou.  Perondi lembrou ainda que a instituição oferta mais de 4 mil treinamentos e que os principais parceiros são os 89 sindicatos rurais de Mato Grosso. "Só na área de mecanização temos cursos que vão de operação e manutenção de tratores até a agricultura de precisão. Com o Sindicato Rural de Cuiabá realizamos cerca de 50 treinamentos por ano". 
O presidente Sindicato de Cuiabá, Ricardo Arruda, destaca que esta qualificação é uma demanda reprimida que finalmente pode ser atendida.  Ele revela ainda que para 2016 estão previstas no mínimo 10 turmas desta área. "Sabemos que o campo é, dentro do nosso Estado, um celeiro de oportunidades, seja de emprego ou de qualidade de vida e desperta interesse da população urbana para o meio rural", destaca. 
Segundo o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, João Paulo Barbon, que ministrou 100 das 120 horas da qualificação este ano em Mato Grosso, a turma sai pronta para o mercado de trabalho. "Fazemos uma avaliação muito positiva desta turma. A maioria tinha  pouca experiência. Durante as aulas práticas observamos que os problemas foram superados e conseguiram bom aproveitamento tanto na operação quanto na manutenção da máquina", conta o instrutor. "As empresas estão de olho em quem se capacita. Nesta turma tivemos a visita  de representantes de duas empresas de renome no Estado".  
Uma das empresas parcerias do Senar-MT na qualificação em Mecanização é a Case IH, que disponibiliza uma máquina para as aulas práticas, contribuindo com a metodologia ensino-aprendizagem da instituição. O coordenador de serviços da Case, Fernando Furlan, acompanhou a solenidade de entrega de certificado e comentou a importância desta parceria. "A empresa investe em tecnologia embarcada nas máquina e precisa que o operador tenha plena conhecimento desta tecnologia, para explorar o melhor que a máquina possa oferecer beneficiando o produtor rural, com economia de dinheiro, combustível, tempo. Isto tudo, indiretamente, acaba beneficiando a Case também", considerou. 
"Avaliamos de forma bem positiva a parceria que garante a qualificação em Mecanização Agrícola. Pois só com a capacitação dos trabalhadores é que conseguiremos evitar que as pessoas fiquem vulneráveis", afirmou o chefe de inspeção da Superintendência Regional do trabalho e Emprego de Mato Grosso, Eduardo Souza Maria. 
 O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato, assim como a Federação, o Imea e os 89 sindicatos rurais do Estado. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.
 Assessoria Gecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos