Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

"ARTIGO : De bagre ensaboado a camaleão"

Alguém ainda duvida que nas eleições deste ano muitos prefeitos e vereadores “caras de pau” farão de tudo pra usarem a máquina administrativa pública em favor da promoção pessoal? Em ambos os casos, maus gestores públicos deverão recorrer a essa manobra imoral, pois é sabido que a ‘dita cuja da reeleição’ é um fator desgastante e penoso por si só.
Se somada à descrença do eleitorado em meio aos escândalos de corrupção e à crise econômica e política do país, a apropriação indébita da coisa pública pelo gestor/candidato em proveito próprio será uma depravação sem limites na tentativa de se evitar uma carona no famoso e náufrago Bateau Mouche.

Dos candidatos a tentarem o mandato subsequente é sobre os atuais prefeitos que serão cobrados acareação mais sólida por parte da população, já que grande parte deles, não cumpriu sequer a metade das promessas feitas na campanha de 2012. Muitos tentarão enganar novamente, o já surrado eleitor, com as falsas promessas do tipo: se reeleito for, faço na próxima gestão, o que não fiz nos quatro anos anteriores. Ah! Faça-me o favor.
Mais o agravante maior dessa batalha vindoura será se estes incansáveis postulantes tiverem alguma aproximação com o Partido dos Trabalhadores. Se tiverem estarão enrolados até o pescoço diante da degradação eleitoral do PT. Sendo assim, não se assustem com a grande debandada de oportunistas que deixarão as atuais legendas e somarão as fileiras dos partidos tidos como divergentes ao governo Dilma.
Tucanos e democratas deverão receber maior número dos “arrependidos da ultima hora”. Claro, o proveito das circunstâncias para se trocar de partido não é crime, e conta com total aval da Justiça Eleitoral. A nova sigla, de maneira ou outra, os beneficiará a se manterem no cargo ou emplacarem sucessores nas eleições de outubro.
Nas capitais, a traquinagem com a máquina publica será mais moderada pelo fato da proximidade com a Justiça Eleitoral. Mas, nos municípios adjacentes as metrópoles brasileiras, prefeitos inescrupulosos deverão nadar de braçada ao fazerem uso da máquina através dos conhecidos favorzinhos. Já até posso ver; caminhãozinho de areia pra cá, caminhãozinho de tijolos pra lá, patrolamento de estradas acolá e assim por diante. Quanto mais próximo do pleito, mais caridosos ficam.
O interessante nisso é que da noite para o dia, muitos viram donos ou sócios de postos de combustíveis, dragas, cerâmicas e até de casas de materiais para construção. Aliás, é nesse momento que os produtos da construção civil são transformados em moeda de troca pelo voto. Com a gasolina nesse preço então, o escambo acontece num piscar de olhos. Será uma tentativa descomedida para reverterem o quadro aparentemente desanimador da reeleição.
Mas, vale lembrar esses espertalhões que para toda malfeitoria existe sanção capaz de coibi-la, claro, se houver interesse do eleitor em denuncia-los. Se o uso da máquina administrativa pelas mãos desses diligentes pode somar em vantagens, também poderá reproduzir em desvantagens. Se denunciada e constatada a fraude, pode se tornar em ato de improbidade administrativa e crime de responsabilidade a utilização pelos governantes de propriedades do governo para fins políticos e eleitorais. Seria: o feitiço virando contra o feiticeiro. Resumindo! Quem quer disputar a reeleição ou eleger um sucessor está proibido de fazer uso da máquina administrativa do Estado e pago pelo suor dos contribuintes.
Que o eleitor fique atento para a possível mazela com o erário público. Mas, tenham a certeza que nos próximos meses, alguns candidatos irão emplacar a identidade do ‘bagre ensaboado’. Outros até conseguirão controlar a movimentação de pigmentos que dão cores às células da pele para se transfigurarem em verdadeiros camaleões.

Elizeu Silva é jornalista em Mato Grosso – Email: elizeulivramento@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário