Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

domingo, 10 de janeiro de 2016

"Banco coloca Brasil entre os ‘três países mais frágeis’ para 2016"

Brasil, Turquia e África do Sul são considerados os “três frágeis” de acordo com o Bank of America Merrill Lynch, que avaliou as economias de países emergentes.
O Brasil está mal em todos os indicadores no ranking elaborado pelo banco e deve ocupar a lanterna com o pior desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) entre os 56 emergentes acompanhados pela instituição, com queda prevista de 3,5%. As informações são da matéria publicada hoje (9) no jornal O Estado de S. Paulo.
Entre os países emergentes analisados pela equipe do banco, o Brasil ocupa o último lugar no crescimento do PIB em 2016; na relação dívida/PIB, está em 46.º; na inflação, em 44.º, e no déficit nominal/PIB, em 48.º. Um dos indicadores em que o país tem a melhor classificação é nas reservas internacionais, em 21.º. Além do Brasil, a Grécia deve ser o único mercado, entre os 56, a ter queda do PIB em 2016, de 1,3%.
De acordo com a análise do BoFA, a economia brasileira pode piorar ainda mais. Entre os “três frágeis”, a Turquia deve crescer 3,5% este ano e a África do Sul, 0,4%.

A instituição financeira projeta que a relação dívida bruta/PIB deve chegar a 72,5% este ano, um dos níveis mais altos entre os maiores emergentes. O mesmo indicador da Rússia deve ficar em 13,9%, da Turquia, em 35,9%, e da África do Sul, em 49,8%.
A Índia deve ser o emergente que mais vai crescer em 2016, com expansão prevista de 7,4%. Já o PIB da China deve ter avanço de 6,6%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário