Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

domingo, 10 de janeiro de 2016

"Economistas preveem novo estouro do teto da meta da inflação em 2016"

A expectativa dos analistas é de que a inflação vai extrapolar mais uma vez o teto da meta em 2016, estabelecido em 6,5%. O patamar esperado é de 7%. As informações foram publicadas em matéria veiculada neste sábado (9) no jornal O Estado de S. Paulo.
O analista da consultoria Tendências Silvio Campos Neto, acredita que o IPCA deve ficar em 7% em 2016, mesmo com queda do Produto Interno Bruto (PIB) de 3%. Ele atribuiu o índice à “inércia muito grande na economia, motivada em grande medida por mecanismos informais e formais de indexação, vinculados, por exemplo, ao salário mínimo”.
De acordo com Neto, o atual quadro inflacionário deve levar o Banco Central a iniciar no dia 20 um ciclo de alta de juros, com uma elevação de 0,50 ponto porcentual, que será repetida em 2 de março e será encerrado com um incremento de 0,25 ponto porcentual na reunião de 27 de abril.

O economista sênior do Haitong Flávio Serrano também acredita que haverá uma forte pressão inercial da inflação de 2015 no primeiro semestre. Para ele, “a piora de expectativa do mercado para a inflação de 2016, iniciada em julho do ano passado, é um quadro negativo que pressiona o indicador”. Serrano conclui dizendo que a atividade fraca da economia deve limitar a alta do IPCA durante o ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário