Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

domingo, 17 de janeiro de 2016

"Líder da oposição é eleita presidente em Taiwan"

Vitória de Tsai Ing-wen, primeira mulher a governar a ilha, pode provocar tensões com a China após oito anos de aproximação. Escolha por cerca de 60% dos votos indica desejo dos taiwaneses de se afastar de Pequim.
A candidata da oposição em Taiwan, Tsai Ing-wen, conseguiu uma vitória eleitoral histórica, se tornando a primeira mulher presidente da ilha. O Partido Nacionalista Chinês (Kuomintang) admitiu a derrota.
De acordo com a televisão local, Tsai Ing-wen, líder do Partido Democrático Progressista (PDP), a principal legenda da oposição, conquistou cerca de 60% dos votos, o maior resultado já alcançado numa eleição presidencial em Taiwan, contra 30% de Eric Chu, candidato pelo Kuomintang.
Depois de oito anos de aproximação com a China, Taiwan passa por uma virada histórica, que pode provocar tensões com o país. Ao votar na candidata da oposição, os taiwaneses expressaram o desejo de se afastar de Pequim.
O Kuomintang liderou por oito anos a ilha e desenvolveu uma política de aproximação sem precedentes com a China. "Desculpem-me, nós perdemos. O KMT sofreu uma derrota eleitoral. Nós não trabalhamos o suficiente e decepcionamos as expectativas dos eleitores", disse Eric Chu na sede do partido durante a contagem dos votos.
Tsai Ing-wen, uma professora de direito de 59 anos, se beneficiou da crescente preocupação com as relações bilaterais com a China e da frustração dos 18 milhões de eleitores com a estagnação econômica.
O território traça o seu próprio destino desde 1949, quando o Kuomintang perdeu a guerra civil contra o Partido Comunista e se refugiou na ilha. Os líderes da legenda estabeleceram um novo governo em Taiwan e proclamaram na ilha a República da China. Após a morte do líder Chiang Kai-shek, em 1975, Taiwan entrou num processo de transição democrática.
Pequim, no entanto, ainda considera Taiwan uma província chinesa, apesar de a ilha funcionar, na prática, como um país independente.
A candidata eleita explicou que Taiwan deve acabar com sua dependência econômica em relação a Pequim. Como presidente, ela disse que vai ouvir a opinião pública sobre as relações bilaterais com o país vizinho.
Em comunicado, o Departamento de Estado dos Estados Unidos cumprimentou Tsai Ing-wen, afirmando que a eleição demonstrou novamente a força do sistema democrático em Taiwan.
MD/afp/ap/dpa/rtr

Nenhum comentário:

Postar um comentário