Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

"MP 711 libera R$ 419 mi para pagamento de auxílio moradia no serviço público"

O governo enviou ao Congresso Nacional a Medida Provisória 711/16, que abre um crédito extraordinário de R$ 419,5 milhões para os poderes Legislativo e Judiciário, para o Ministério Público Federal da União (MPU) e a Defensoria Pública da União (DPU). Os recursos destinam-se ao pagamento de ajuda de custo para moradia e auxílio-moradia para agentes públicos (como parlamentares, juízes, procuradores e defensores) e ao financiamento das atividades dos órgãos.
MPs de crédito extraordinário são editadas pelo governo para atender despesas urgentes e imprevistas. De acordo com o Ministério do Planejamento, a liberação dos recursos garantirá o funcionamento dos órgãos beneficiados.
Situações
Segundo a atual Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO - Lei 13.242/15), a ajuda de custo para moradia e o auxílio moradia devem ser pagos para os servidores públicos caso:
- não exista imóvel funcional disponível para uso pelo agente público;
- o cônjuge ou companheiro, ou qualquer outra pessoa que resida com o agente público, não ocupe imóvel funcional, nem receba ajuda de custo para moradia ou auxílio moradia;
- o agente público ou seu cônjuge ou companheiro não seja ou tenha sido proprietário, promitente comprador, cessionário ou promitente cessionário de imóvel no município aonde exerce o cargo; e
- o agente público exerça suas atribuições em localidade diversa de sua lotação original.

De acordo com a LDO, a indenização destina-se exclusivamente ao ressarcimento de despesas comprovadamente realizadas com aluguel ou hospedagem.

Reportagem - Janary Júnior
Edição – Luciana Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário