A Central de Regulação de Várzea Grande obteve um salto quantitativo na produção de maio a dezembro de 2015. De acordo com levantamento, foram agendados 123.221 atendimentos entre consultas, exames e procedimentos especializados por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Nos primeiros dias úteis de 2016 já foram contabilizados mais 7.315 agendamentos em vários procedimentos.
Ao todo, as 29 unidades de saúde de Várzea Grande, estão operando com o sistema. O Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) do Ministério da Saúde tem sido executado em toda rede municipal de Saúde de Várzea Grande como policlínicas, centros de saúde, unidades do Programa de Saúde da Família (PSF’s), Centro de Especialidades Médicas e Pronto Socorro proporcionado maior agilidade e eficácia no atendimento ofertado aos usuários do Sistema Único de Saúde dando um salto de qualidade e alcançando resultados positivos.
A Central de Regulação Municipal é quem recebe as informações repassadas pelas Unidades de Saúde sobre demandas relacionadas a internações, consultas, exames e demais procedimentos especializados. A Central de Regulação conta ainda com três médicos que são responsáveis pela avaliação dos pacientes para encaminhar para exames médicos e laboratoriais. Além da agilidade nos agendamentos de consultas e de internações, o sistema proporciona aos pacientes a certeza do atendimento em uma unidade de saúde. O aplicativo, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, visa integrar plataformas e automatizar as rotinas dos Complexos Reguladores.
A rotina de atendimento na Rede Pública de Saúde segue as diretrizes do Protocolo do Governo Federal atendendo um cronograma de atividades. Cada solicitação médica deve respeitar os critérios pré-estabelecidos como faixa etária e fator de gravidade. É a Unidade de Saúde que prestou atendimento ao cidadão que faz o agendamento inserindo os dados no sistema que regula de acordo com a oferta e disponibilidade de vagas.
Em relação aos exames específicos solicitados pelos profissionais médicos como ultrassonografia, mamografia, tomografia, entre outros, o pedido é analisado pelo médico regulador que verifica todos os critérios como faixa etária, patologia e gravidade. “Esse sistema veio para facilitar os serviços não só dos profissionais, mas principalmente dos usuários. Antes da operacionalização do sistema regulador, o usuário tinha muito trabalho e dificuldade. Hoje, ele já sai da Unidade com a solicitação feita, antes da operacionalização do aplicativo o procedimento demorava em média até 15 dias. Mediante agendamento, a Unidade de Saúde que realizou a solicitação comunica a data, horário e unidade”, disse o médico regulador, Ednil Libanio da Costa.
Consultas e procedimentos de alta complexidade a tramitação é um pouco diferente, explica o superintendente da Central de Regulação de Várzea Grande, Wellyngton Alessandro Dolce. A demanda registrada pela Unidade é recebida pelo município que faz a tramitação junto a Regulação Estadual, órgão responsável para essa especificidade. “Nesses casos é a Central de Regulação Estadual quem verifica a disponibilidade de vagas para atender as demandas”, explicou o superintendente.
Apesar de tudo isso, o superintendente declarou que alguns usuários deixam de comparecer na data marcada para os seus procedimentos. “Têm pacientes que são agendados e faltam na data marcada para os exames e consultas. Ato este que desfavorece o atendimento a outros pacientes que necessitam”, alertou.
Para garantir e assegurar todos os atendimentos nas unidades de saúde é necessário que o paciente possua o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), pois ele que identifica o paciente em todos os trâmites dos processos. Aqueles que ainda não possuem o documento podem comparecer a unidade de saúde mais próxima de sua casa, para solicitar e realizar o cadastro. “Essa ferramenta de trabalho trouxe melhoria de 100% nos serviços prestados para a comunidade. Temos agilidade, garantia do atendimento com imparcialidade e acima de tudo, fazemos um atendimento humanizado, como a nossa população merece. Cabe ressaltar que o sistema é gratuito. O Ministério da Saúde oferece aos municípios o sistema sem custos de implementação, implantação, manutenção, dentre outros”, pontou Wellyngton.
Atualmente o sistema possui três módulos, são eles: Ambulatorial: controla o funcionamento da Central de Regulação de Consultas e Procedimentos SUS; Hospitalar: controla o funcionamento da Central de Regulação de Procedimentos Hospitalares SUS e o APAC: autorização para procedimentos de alta complexidade.
A Central de Regulação de Saúde de Várzea Grande está localizada na Secretaria Municipal de Saúde, Paço Couto Magalhães.
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