Ministério Público do Estado de Mato Grosso

Ministério Público do Estado de Mato Grosso
Av. Desembargador Milton Figueiredo Ferreira Mendes, s/n°

PROGRAMA ADILSON COSTA com RÉGIS OLIVEIRA

PROGRAMA ADILSON COSTA com RÉGIS OLIVEIRA
na Rádio Cuiabana FM 106.5 de Segunda a Sexta das 16hs ás 17hs e nas plataformas digitais.

Ser motorista parceiro(a) 99 tem inúmeros benefícios.

Ser motorista parceiro(a) 99 tem inúmeros benefícios.
Incentivos para motoristas parceiros

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

"Várzea Grande integra ações junto ao Governo no combate ao mosquito Aedes Aegypit"

A prefeita municipal Lucimar Sacre de Campos e o secretário municipal de Saúde Cassius Clay de Azevedo assinaram na tarde de hoje (20) um Termo de Cooperação junto com o Governo do Estado no auxílio ao trabalho realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias, bem como para aquisição de veículos e equipamentos necessários na Ação Emergencial de Enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypit. Várzea Grande será contemplada com cerca de R$ 600 mil reais.
A prefeita Lucimar Campos disse que trabalhar em parceria com o Governo do Estado principalmente no desenvolvimento de ações de combate ao mosquito é fundamental para contribuir no controle das doenças que ele transmite, como dengue, zika vírus e chikungunya. Várzea Grande já deu início ao Plano Estratégico de Ação com a execução de uma Força Tarefa em pontos estratégicos do município com maiores ocorrências e notificações. “Esse trabalho em conjunto vai contribuir e muito, além de ampliar ainda mais os serviços realizados pelos nossos agentes de saúde. A forma mais eficaz de nós combatermos o mosquito é com a união de esforços das três instâncias de governo, somando a responsabilidade de cada um. Ou seja, o dever de casa é para todos. Se cada um cuidar da sua casa conseguiremos diminuir a incidência de casos não só em Várzea Grande como no Estado de maneira geral”,disse a prefeita.

O secretário municipal de Saúde Cassius Clay de Azevedo voltou a reforçar a importância dessa ajuda financeira do Estado na eficácia da ação do município nesse trabalho de combate ao vetor em Várzea Grande. “O Plano Municipal foi elaborado para servir de referência e suporte para que o município estabeleça ações e controle de fato da incidência de casos novos da doença. No entanto, para plena eficácia da ação, cada um, deve fazer a sua parte, governo e população. Juntos poderemos resolver esse problema de saúde pública que tem acometido cada vez mais pessoas”, declarou Cassius Clay.

O Projeto “Todos Mobilizados pela Qualidade de Vida: Desta vez o alvo é o mosquito”, elaborado pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande foi dividido em sete etapas e estão sendo realizadas por meio de mutirões sociais em 350 pontos estratégicos, envolvendo o poder público, agentes de saúde e endemias, equipes da Vigilância em Saúde, Epidemiológica e Ambiental e várias pastas da Administração Pública e a sociedade. O plano já teve início e sua execução se estende até março.

Os agentes comunitários de saúde e combate as endemias são os responsáveis pela execução das atividades de combate ao vetor. Dentre as ações de rotina e visita aos domicílios, o agente deverá atualizar o cadastro de imóveis realizando a pesquisa larvária para levantamento de índices e descobrimento de focos do mosquito.

Dados: Somente neste início de ano Várzea Grande já registra 22 novos casos de dengue, 375 de zika vírus e nenhum registro de chikungunya.

Secretaria de Comunicação Social de Várzea Grande
Fones: Gabinete 3688 8099 - Redação 3688 8101

Nenhum comentário:

Postar um comentário