Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sábado, 27 de fevereiro de 2016

"Adriano Silva apresenta viabilidade de hidrovia à Aprosoja/MT"

O rio que inspirou o sanfoneiro Mario Zan a compor a música Chalana, é o mesmo que hoje traz em seu remanso a esperança de progresso à região Oeste do Estado. O sonho de ver grandes embarcações navegarem pelas águas serenas do Rio Paraguai foi compartilhado, nesta sexta-feira (26), pelo deputado estadual Adriano Silva (PSB) aos membros da diretoria da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT).
Tudo começou quando assumiu o mandato no início do ano e ajudou a criar a Frende Parlamentar de Desenvolvimento da Região Oeste. Adriano decidiu como prioridade uma agenda com o presidente da entidade, Endrigo Dalcim. “Há pouco mais de um mês fui pessoalmente fazer o convite a todos os diretores da instituição, para que, juntos, possamos avaliar e debater a viabilidade da hidrovia Paraguai-Paraná”, destacou.
Foi assim que o convite se transformou em visita técnica aos portos de Cáceres e em palestras sobre os estraves logísticos enfrentados pelos produtores rurais, nesta sexta-feira. “A hidrovia está pronta. Existem pequenos problemas a serem resolvidos, como dragagem, derrocamentos, tomadas de águas de cidades e pontes que devem ser alteradas, para que se tenha a navegação de grande porte. Sobretudo, a viabilidade passa pelo valor cobrado pelo frete. Para que haja um preço competitivo com outros modais, é preciso que as trades participem do processo”, ponderou o diretor executivo do Movimento Pró-Logistica, Edeon Vaz.

Para ele, cidades onde a produção de milho e soja já estão consolidadas ou em processo de implantação, como Campo Novo dos Parecis, Sapezal, Campos de Júlio, Porto Esperidião e Pontes e Lacerda, serão bastante favorecidas pela hidrovia. “Associadas a outros modais de transporte para escoamento da produção, conseguiremos um frete mais barato”, destacou Vaz.

“Não imaginávamos que existia uma estrutura tão boa, precisando de algumas atualizações. Precisamos que o Governo do Estado viabilize novas rotas para que consigamos escoar nossa produção”, observou o presidente da Aprosoja/MT, Endrigo Dalcim.

Mato Grosso é, atualmente, o maior produtor de grãos do país. Considerado o celeiro do Brasil, a previsão é de que sejam colhidas cerca de 29 milhões de toneladas de soja na safra 2015/2016. O Estado também é o maior produtor de carne bovina do país, com mais de 29 milhões de cabeças de gado.

Por Hugo Fernandes
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 9626-3013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário