Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

"Deputado Dr. Leonardo parabeniza caravana e destaca seus trabalhos em prol do desenvolvimento da região oeste"

O deputado estadual, Dr. Leonardo (PDT) participou da caravana, que está percorrendo alguns municípios da região oeste de Mato Grosso, visando à elaboração para o Plano de Desenvolvimento Regional. O parlamentar que provocou os debates referentes a este tema no ano passado, na Assembleia Legislativa, se diz satisfeito em saber que agora, de fato, está se concretizando as discussões para desenvolver e fortalecer os municípios inseridos na faixa da fronteira MT com a Bolívia.


A comissão formada por deputados estaduais e federais, autoridades de Estado, técnicos do Ministério da Integração e Irrigação, além de prefeitos e vereadores da região, iniciou nesta quarta-feira (17), em Cáceres e Pontes e Lacerda.

A caravana percorrerá ainda os municípios de Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’Oeste, Curvelândia, Vale São Domingos, Jauru, Figueirópolis D’Oeste e Indiavaí, nesta quinta (18), encerrando em Cuiabá, nesta sexta (19), com a 1ª Reunião do Comitê Estadual para o Desenvolvimento e Integração das Políticas Públicas na Faixa da Fronteira. Na oportunidade, os representantes mato-grossenses vão pleitear ao Ministério da Integração, recursos a serem injetados nos projetos e ações.

Vale ressaltar, que Dr. Leonardo criou duas Câmaras Setoriais Temáticas (CST), na Casa. Uma está debatendo o desenvolvimento econômico, e a outra, a fronteira. O intuito, segundo o deputado, é discutir essas duas importantes necessidades da região, considerada uma das áreas mais carentes do estado.

Com cerca de 200 mil habitantes, a região oeste, a qual compreende 22 municípios, passa por várias dificuldades, entre elas a extrema pobreza, oriunda da baixa atividade econômica ali desenvolvida que, inevitavelmente, favorece a insegurança pública, resultando no aliciamento ao crime.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) indica que Mato Grosso figura como o 11° no ranking dos estados com melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) no Brasil. O índice de desenvolvimento de Mato Grosso, de 0,725, é inferior ao do IDHM Brasil (0,727). O IDH vai de zero a um.

Dos 141 municípios mato-grossenses, 48 possuem alto índice de desenvolvimento e cinco estão abaixo do índice de desenvolvimento, estando a maioria situadas na esquecida região oeste.

“Esse triste cenário é reflexo de vários fatores, muitos dos quais históricos, que relegaram a zona oeste o papel de coadjuvante no recente, porém acelerado, processo de desenvolvimento econômico observado na economia estadual. Por muitos anos houve omissão do Estado com a região. A criação dessas CSTs é de relevante interesse social na medida em que o seu principal propósito consiste na formulação, estudo, debate e apresentação de soluções, vindo de encontro as propostas dessa caravana que está conhecendo de perto a realidade desses municípios, destacou o deputado Dr. Leonardo.

Lis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário