O secretário de Estado da Educação, Permínio Pinto, reafirmou compromisso assumido com a administração municipal em Várzea Grande para que espaços ociosos em unidades escolares estaduais fossem cedidos em horários alternados, ou seja, sem a participação de alunos do CEJA - Centro de Educação de Jovens e Adultos, por se tratarem de crianças de 4º e 5º anos.
A secretária municipal, Zilda Pereira Leite de Campos, lembrou que foi feita uma parceria com o Estado de Mato Grosso que diante de problemas alheios a administração municipal, acabou acomodando alunos de responsabilidade do Município, com alunos de responsabilidade do Estado, o que é incompatível com o modelo educacional, pois se tratam de idades e ensinos diferentes.
Diante do ocorrido a Secretaria Municipal de Educação,Cultura, Esporte e Lazer emitiu nota de esclarecimento, onde promove a devida elucidação dos fatos, o reconhecimento e a determinação do secretário de Estado, Perminio Pinto e um pedido de desculpas para os pais, alunos e comunidade escolar, enfatizando as ações implementadas para solucionar o impasse.
Leia a Nota de Esclarecimento na íntegra:
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, vem a público esclarecer os fatos que culminaram com o não cumprimento de acordo firmado, no dia 22 de dezembro de 2015, entre a Secretaria Estadual de Educação – Seduc e o município na cessão de salas para o alunado municipal na Escola Estadual Licínio Monteiro em período exclusivo.
. A Comissão de Reordenamento, representada por membro da Assessoria Pedagógica do Estado, do Conselho Municipal de Educação, diretores, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público no Estado de Mato Grosso - Sintep/MT e Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer traçaram um microplanejamento na rede pública de ensino de Várzea Grande na acomodação de alunos dos 4º e 5º anos que estavam em salas de aulas alugadas pela administração municipal;
. A Secretaria Estadual de Educação se comprometeu em disponibilizar espaços públicos nas escolas estaduais para abrigar essa faixa etária de alunos, visto que várias unidades estaduais tinham espaços em períodos ociosos.
. O Estado disponibilizou a Escola Estadual Licínio Monteiro para receber os alunos das Escolas Municipais de Ensino Básico Couto Magalhães e Marilce Benedita.
. Diante da garantia de que os alunos da rede municipal de Várzea Grande iriam estudar em período matutino, com exclusividade do espaço, sem dividir o horário com os alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA é que a secretária municipal de Educação, Zilda Pereira Leite de Campos e a gerente de Programas e Projetos, Benedita Ponce, em reunião, comunicaram aos pais o devido remanejamento.
. No início do ano letivo o acordado não foi cumprido pela Seduc onde os alunos tanto do CEJA quanto aos dos municípios estavam dividindo o mesmo espaço no mesmo período (matutino).
. Após os fatos, uma nova reunião foi realizada junto ao Governo do Estado na busca de solução. O secretário Estadual de Educação, Permínio Pinto reafirmou o compromisso com a Educação de Várzea Grande e determinou que o acordo antes firmado fosse expressamente cumprido, visto que o fato causou transtorno aos pais do alunado varzeagrandense.
Secretaria de Comunicação Social de Várzea Grande
Nenhum comentário:
Postar um comentário