Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

domingo, 21 de fevereiro de 2016

"Para Ministério Público, Lula fez tráfico de influência em favor da Odebrecht"

Lula-05-11-2015-18Após analisar centenas de documentos das empresas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da Odebrecht e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que liberava o dinheiro indiretamente à Odebrecht, procuradores do Núcleo de Combate à Corrupção em Brasília concluíram que o petista cometeu o crime de tráfico de influência. É o que aponta reportagem da revista Época desta semana, que obteve acesso à íntegra das investigações.
De acordo com a revista, entre os documentos analisados estão telegramas diplomáticos sobre a atuação do petista e dos executivos da empreiteira no exterior, notas fiscais, além de mapeamento de viagens e encontros dos investigados. Os procuradores também ouviram as versões de Lula e receberam as defesas da Odebrecht e do BNDES.

Segundo a Época, os procuradores afirmam que havia um “modus operandi criminoso” na atuação de Lula, dos executivos da Odebrecht e dos diretores do BNDES para liberar dinheiro do banco à empreiteira; o ex-presidente praticou o crime de tráfico de influência em favor da empreiteira; o petista vendeu sua “influência política” à Odebrecht por R$ 7 milhões; o contrato de palestras entre uma empresa de Lula e a Odebrecht serviu para “dar aparência de legalidade” ao tráfico de influência; e o BNDES aprovava com velocidade incomum (até 49% acima da média) – os financiamentos que envolviam gestões de Lula e interessavam à empreiteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário