SANEAR. SERVIÇO DE SANEAMENTO AMBIENTAL DE RONDONÓPOLIS

SANEAR. SERVIÇO DE SANEAMENTO AMBIENTAL DE RONDONÓPOLIS
Rua Dom Pedro II, Nº 1210, Caixa D'água Centro/ROO

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

"Prefeita se reúne com presidentes de bairros e pede integração no combate ao mosquito Aedes"

“O combate ao Aedes aegypti é prioridade nas ações da  administração pública, por essa razão a Prefeitura Municipal está com uma força tarefa de mobilização de combate ao mosquito. Para que a ação se torne mais fortalecida convoco o apoio de todos os presidentes de bairros nesta jornada,  no trabalho de conscientização da população”. A solicitação foi feita pela prefeita Lucimar Sacre de Campos na manhã de hoje (18), durante a reunião realizada na sede da Secretaria de Assistência Social, em reunião com todos os presidentes e representantes das Associações de Bairro de Várzea Grande. 

A prefeita disse que a população precisa se conscientizar da gravidade da situação que envolve o mosquito Aedes aegypti, transmissor principalmente, do zika vírus que afeta gestantes e crianças em decorrência da microcefalia. “É necessário que todos os moradores se unam para eliminar os criadouros do mosquito, e fazer parte da corrente de mobilização. Pedimos que a população evite manter entulhos em seus quintais ou fazer o descarte irregular de lixo, em locais públicos que formam bolsões de lixo ”, explicou.
Durante a reunião, o superintendente de Vigilância em Saúde de Várzea Grande, Juliano Melo, informou os presidentes de bairros das medidas que a Secretaria de Saúde e demais pastas municipais, e com a ajuda de homens do Exército Brasileiro tem feito para eliminar focos e criadores do mosquito. “Estamos envolvidos em uma grande força tarefa que estará em todos os bairros de Várzea Grande, em um período de 90 dias de trabalhos ininterruptos. Essa ação envolve mutirão de limpeza, coleta de entulhos e o trabalho preventivo dos agentes de saúde e endemia”, explicou.
Juliano Melo informou ainda que nesta quinta-feira as ações de combate ao mosquito Aedes está sendo realizada no bairro Construmat, com o reforço de 114 pessoas, sendo 60 homens do Exército, 24 Agentes Comunitários e 30 Agentes de Endemias. Já nesta sexta-feira (19) a mobilização estará concentrada no bairro da Manga – região do Grande Cristo Rei. 
Durante a reunião os presidentes de bairros foram convidados para falar sobre as ações que tem feitos no combate ao mosquito Aedes aegypit. O presidente do bairro Elias Domingos, Vanderlei Pimenta, disse que na sua localidade foi proposto que cada morador fizesse a vistoria na casa de seu vizinho para descobrir possível foco do mosquito da dengue. Dessa forma, um olhando pelo outro mantém os quintais limpos descartando novos criadouros. “Essa é uma experiência que está dando certo por isso estou compartilhando a ideia. O objetivo é criar ações positivas que somam no combate ao mosquito”.  
Já a moradora do bairro São Simão, Kátia Pinho da Silva, disse que os moradores de sua casa têm o dever de recolher materiais que possam servir de criadouros do mosquito. Dessa forma mantém o quintal limpo, porém não sabe se o seu vizinho tem a mesma atitude.  “Seria bom que cada um fizesse a sua parte, pois o resultado seria maior. A ideia tem sido eficaz na minha casa”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário