Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

"Prefeitura lança Plano de Ação no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypit no dia 11 em Várzea Grande"

A prefeita municipal Lucimar Sacre de Campos apresenta o Plano de Ações Emergenciais no enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypit, que será lançado no município de Várzea Grande no dia 11 de fevereiro, às 15 horas, no Centro de Atendimento Especializado e Apoio a Inclusão João Ribeiro Filho- João Muleta (Antigo Dellanes Clube).  O Plano Municipal foi discutido na manhã de hoje (03) pela prefeita em reunião com o secretariado onde foram estabelecidas e deliberadas várias atribuições no que tange ao projeto que será executado por meio de mutirões.
Segundo a prefeita Lucimar Sacre de Campos a reunião é necessária, pois envolve todas as pastas da administração pública bem como a sociedade civil organizada. “Todos nós devemos estar unidos contra o mosquito porque infelizmente as conseqüências estão aumentando de acordo com os dados da Saúde Pública. A microcefalia provocada pelo zika vírus está atingindo as nossas crianças e gestantes. Cada um é responsável para eliminar possíveis criadouros dentro de suas casas e o Poder Público traça esse grande Plano de Ação que vem a contribuir ainda mais na eliminação do mosquito. Várzea Grande está engajada nessa luta.”, disse a prefeita.

O secretario municipal de Saúde Cassius Clay de Azevedo explicou como se dará as ações no município. Segundo ele, serão 90 dias de ações intensas no município, com visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, limpeza e retirada dos bolsões de lixo, fiscalização dos 372 pontos estratégicos definidos pela Vigilância Municipal, limpeza de terrenos baldios, notificações a proprietários de terrenos não habitados sem limpeza, entre tantas outras ações contidas no plano.
“A execução do Plano de Ação Municipal foi dividida por setores da cidade, sendo que cada etapa terá uma duração média de 15 dias em cada região. Segundo ele, a região do Grande Cristo Rei será a primeira a receber o Mutirão, envolvendo 37 mil imóveis residenciais onde as secretarias municipais de serviços públicos e limpeza urbana se farão presente para a execução dos serviços. Haverá também serviço de controle químico por bomba costal e mobilização de conscientização. “A ação também visa recolher entulhos, galhadas e lixos. A meta é combater o mosquito Aedes Aegypti, bem como acabar com os criadouros do vetor. O cronograma de execução do Plano será divulgado no lançamento oficial”, explicou o secretário.
Depois de encerrada a ação na região do Grande Cristo Rei, os próximos serão: Setor 02- Regiões do Centro de Várzea Grande, Pai André e Bonsucesso. Setor 03 - Regiões dos bairros Jardim Glória, Figueirinha, Nova Esperança e Mapim e Setor 04 - Regiões dos bairros São Mateus e Jardim Marajoara. Os setores foram divididos com base na população total do município de Várzea Grande, cerca de 200 mil habitantes. Em cada etapa serão visitados em média 30 a 40 mil imóveis. “Os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias são os propagadores das informações, no entanto, nós moradores temos o dever e a responsabilidade de fazer esse trabalho de prevenção e eliminação do vetor”, explicou o secretario.
Cassius Clay informou ainda que foi criado um canal de comunicação para que a população possa fazer sua denuncia, sugestão, reclamação ou até mesmo esclarecer suas dúvidas. Além também de poder contribuir com o trabalho dos agentes de saúde em estar agendando um melhor horário para a visita pelo telefone 3688-3186. “Todos unidos iremos sem dúvida nenhuma vencer essa batalha contra o mosquito. Dados apontam que cerca de 90% dos criadouros estão dentro das residências, por isso a importância da contribuição e envolvimento de todos nesse momento de crise”, esclareceu o secretario.
DADOS- De acordo com dados do Sistema Nacional de Informação (Sinan) até o momento foram notificados 780 casos de zika vírus, 58 casos de dengue e nenhum registro de chikungunya, em Várzea Grande (Antigo Dellanes Clube) está situado à Rua Salim Nadaf, Snº, Centro, Várzea Grande. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos