Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

"Várzea Grande inicia ações do Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypit com mutirão de limpeza"

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza no dia 13 de fevereiro, o Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypit, com um mutirão de limpeza na Região do Grande Cristo Rei com início no Bairro Alameda, para acabar com os focos do mosquito. O lançamento da ação será às 08 horas, na Praça Central do bairro e envolve limpeza dos bolsões de lixo e visitas domiciliares.
Para o Dia D serão utilizados 10 caminhões (carga seca e vasculante), 40 técnicos para fazer o serviço da limpeza, 220 pessoas para as visitas domiciliares, 20 pessoas para fazer o controle químico, 21 supervisores de campo e 04 supervisores gerais. “O principal objetivo do mutirão de limpeza, além de manter a limpeza dos bairros, é realizar o serviço de prevenção para que a população combata o mosquito diariamente”, disse o secretário municipal de Saúde, Cassius Clay de Azevedo.

Cassius Clay de Azevedo informou que a realização do Dia D de combate faz parte do Plano Emergencial de Combate ao mosquito elaborado pelo município sendo dividido em quatro setores. Segundo ele, a região do Grande Cristo Rei será a primeira a receber o Mutirão, envolvendo 37 mil imóveis residenciais. Cada etapa irá durar em média 15 dias de trabalho ininterruptos com encerramento previsto para o mês de abril. “A ação visa recolher entulhos, galhadas e lixos afins. A meta é combater o mosquito Aedes aegypti, bem como acabar com os criadouros do vetor”, disse o secretário.
Depois de encerrada a ação na região do Grande Cristo Rei, os próximos serão: Setor 02- Regiões do Centro de Várzea Grande, Pai André e Bonsucesso. Setor 03 - Regiões dos bairros Jardim Glória, Figueirinha, Nova Esperança e Mapim e Setor 04 - Regiões dos bairros São Mateus e Jardim Marajoara. Os setores foram divididos com base na população total do município de Várzea Grande, cerca de 200 mil habitantes. Em cada etapa serão visitados em média 30 a 40 mil imóveis. “A ideia é de que todos os bairros recebam gradativamente essa ação, considerada emergencial e coercitiva aos moradores que tenham quintais, lotes e terrenos baldios, objetivando ao mesmo tempo conscientizá-los e notificar sobre a importância de manter seus quintais limpos e assim evitar a proliferação do mosquito”, destacou.
Estão imbuídos nesta ação Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias, onde na ocasião estarão vistoriando cada imóvel, fornecendo orientações, panfletos e cuidados aos moradores com visitas domiciliares, fiscalização dos 350 pontos estratégicos definidos pela Vigilância Epidemiológica Municipal, terrenos baldios e comércios pré-agendados ou denunciados, coleta de lixos e retirada dos bolsões de lixo. “A população é a nossa principal parceira. Para tanto, pode fazer sua denúncia, reclamação ou até mesmo sugestão pelo telefone 3688-3186”, disse Cassius Clay.
“A importância de combater a proliferação do mosquito não se restringe apenas à dengue. O Aedes aegypti também é responsável pela transmissão da febre chikungunya e zika vírus” concluiu.
O Plano Municipal tem como proposta dimensionar o impacto da epidemia no município, fazer o diagnóstico situacional da rede de atendimento em saúde e organizar e estabelecer ações de prevenção e controle da epidemia no nível municipal. O objetivo geral do plano é o de assegurar que o município disponibilize meios necessários para controlar processos epidêmicos, prevenir o agravamento dos doentes e reduzir a possibilidade de óbitos por dengue.
São integrantes do Plano Municipal de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana e Viação e Obras que em ações integradas vão colocar o plano em execução junto as comunidades de Várzea Grande. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário