Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

"Várzea Grande inicia ações do Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypit com mutirão de limpeza"

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza no dia 13 de fevereiro, o Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypit, com um mutirão de limpeza na Região do Grande Cristo Rei com início no Bairro Alameda, para acabar com os focos do mosquito. O lançamento da ação será às 08 horas, na Praça Central do bairro e envolve limpeza dos bolsões de lixo e visitas domiciliares.
Para o Dia D serão utilizados 10 caminhões (carga seca e vasculante), 40 técnicos para fazer o serviço da limpeza, 220 pessoas para as visitas domiciliares, 20 pessoas para fazer o controle químico, 21 supervisores de campo e 04 supervisores gerais. “O principal objetivo do mutirão de limpeza, além de manter a limpeza dos bairros, é realizar o serviço de prevenção para que a população combata o mosquito diariamente”, disse o secretário municipal de Saúde, Cassius Clay de Azevedo.

Cassius Clay de Azevedo informou que a realização do Dia D de combate faz parte do Plano Emergencial de Combate ao mosquito elaborado pelo município sendo dividido em quatro setores. Segundo ele, a região do Grande Cristo Rei será a primeira a receber o Mutirão, envolvendo 37 mil imóveis residenciais. Cada etapa irá durar em média 15 dias de trabalho ininterruptos com encerramento previsto para o mês de abril. “A ação visa recolher entulhos, galhadas e lixos afins. A meta é combater o mosquito Aedes aegypti, bem como acabar com os criadouros do vetor”, disse o secretário.
Depois de encerrada a ação na região do Grande Cristo Rei, os próximos serão: Setor 02- Regiões do Centro de Várzea Grande, Pai André e Bonsucesso. Setor 03 - Regiões dos bairros Jardim Glória, Figueirinha, Nova Esperança e Mapim e Setor 04 - Regiões dos bairros São Mateus e Jardim Marajoara. Os setores foram divididos com base na população total do município de Várzea Grande, cerca de 200 mil habitantes. Em cada etapa serão visitados em média 30 a 40 mil imóveis. “A ideia é de que todos os bairros recebam gradativamente essa ação, considerada emergencial e coercitiva aos moradores que tenham quintais, lotes e terrenos baldios, objetivando ao mesmo tempo conscientizá-los e notificar sobre a importância de manter seus quintais limpos e assim evitar a proliferação do mosquito”, destacou.
Estão imbuídos nesta ação Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias, onde na ocasião estarão vistoriando cada imóvel, fornecendo orientações, panfletos e cuidados aos moradores com visitas domiciliares, fiscalização dos 350 pontos estratégicos definidos pela Vigilância Epidemiológica Municipal, terrenos baldios e comércios pré-agendados ou denunciados, coleta de lixos e retirada dos bolsões de lixo. “A população é a nossa principal parceira. Para tanto, pode fazer sua denúncia, reclamação ou até mesmo sugestão pelo telefone 3688-3186”, disse Cassius Clay.
“A importância de combater a proliferação do mosquito não se restringe apenas à dengue. O Aedes aegypti também é responsável pela transmissão da febre chikungunya e zika vírus” concluiu.
O Plano Municipal tem como proposta dimensionar o impacto da epidemia no município, fazer o diagnóstico situacional da rede de atendimento em saúde e organizar e estabelecer ações de prevenção e controle da epidemia no nível municipal. O objetivo geral do plano é o de assegurar que o município disponibilize meios necessários para controlar processos epidêmicos, prevenir o agravamento dos doentes e reduzir a possibilidade de óbitos por dengue.
São integrantes do Plano Municipal de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana e Viação e Obras que em ações integradas vão colocar o plano em execução junto as comunidades de Várzea Grande. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos