Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

segunda-feira, 7 de março de 2016

"Com maior rebanho bovino do Brasil, MT ganhará Laboratório de Diagnóstico Animal"

Mato Grosso vai ganhar uma unidade do Laboratório Nacional de Diagnóstico Animal (Lanagro), órgão do Ministério da Agricultura. A unidade será instalada na cidade de Sinop, Região Norte do Estado. A informação foi dada ao líder do Partido da República no Senado, Wellington Fagundes, pela ministra Kátia Abreu, durante audiência pública na Comissão de Agricultura do Senado. O lançamento do Lanagro deverá acontecer no final deste mês, durante visita programa pela ministra ao Estado.

“Essa é uma reivindicação antiga porque Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do Brasil e não dispunha de uma unidade de Diagnóstico Animal. Agora, a produção de proteína animal no Estado deve avançar muito” – disse o senador, ao destacar que o Lanagro é importante para garantir a qualidade de produtos de uso veterinários utilizados em campanha sanitária, como o programa de erradicação da febre aftosa.
Os laboratórios desempenham papel fundamental nas ações de monitoramento, controle e fiscalização de alimentos, bebidas e insumos produzidos e comercializados no Brasil. Os Lanagros, com suas diversas unidades operando ativamente nessas áreas, fornecem informações valiosas para os serviços de inspeção e fiscalização, não só do ponto de vista analítico, mas também em cooperações, estudos e projetos de pesquisa voltados para a segurança do alimento e à detecção de fraudes econômicas.
Mato Grosso lidera o ranking nacional de rebanho bovino e, de acordo com o senador republicano, segue em expansão. Conforme censo realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), durante a etapa de vacinação contra a febre aftosa em novembro do ano passado, constatou-se o avanço da atividade pecuária no Estado, com aumento de 2,7% do número de bovinos. Com isso, o plantel passou de cerca de 28,5 milhões de cabeças para aproximadamente 29,2 milhões – um acréscimo de mais de 771 mil animais, sendo cerca de 590 mil fêmeas até 25 meses (matrizes) e aproximadamente 174 mil bezerros de 0 a 12 meses. .
O laboratório será instalado na unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa), que, segundo o senador, tem as condições adequadas. “É, seguramente, um dos centros de pesquisas para avançados do Brasil e que tem dada colaboração importante para o crescimento da atividade agrícola, pecuária e florestal em Mato Grosso e no Brasil” – disse o parlamentar.
Atualmente, o Brasil dispõe de seis Lanagros. Eles estão instalados em Belém (PA), que atende a região Norte do Brasil; Recife (PE), para a produção do Nordeste; em Goiânia (G), para atender a região Centro Oeste; São Leopoldo (MG), para atender a região Sudeste; e, em Porto Alegre (RS), que atende a região Sul.  


Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário