Mato Grosso vai ganhar uma unidade do Laboratório Nacional de Diagnóstico Animal (Lanagro), órgão do Ministério da Agricultura. A unidade será instalada na cidade de Sinop, Região Norte do Estado. A informação foi dada ao líder do Partido da República no Senado, Wellington Fagundes, pela ministra Kátia Abreu, durante audiência pública na Comissão de Agricultura do Senado. O lançamento do Lanagro deverá acontecer no final deste mês, durante visita programa pela ministra ao Estado.
“Essa é uma reivindicação antiga porque Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do Brasil e não dispunha de uma unidade de Diagnóstico Animal. Agora, a produção de proteína animal no Estado deve avançar muito” – disse o senador, ao destacar que o Lanagro é importante para garantir a qualidade de produtos de uso veterinários utilizados em campanha sanitária, como o programa de erradicação da febre aftosa.
Os laboratórios desempenham papel fundamental nas ações de monitoramento, controle e fiscalização de alimentos, bebidas e insumos produzidos e comercializados no Brasil. Os Lanagros, com suas diversas unidades operando ativamente nessas áreas, fornecem informações valiosas para os serviços de inspeção e fiscalização, não só do ponto de vista analítico, mas também em cooperações, estudos e projetos de pesquisa voltados para a segurança do alimento e à detecção de fraudes econômicas.
Mato Grosso lidera o ranking nacional de rebanho bovino e, de acordo com o senador republicano, segue em expansão. Conforme censo realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), durante a etapa de vacinação contra a febre aftosa em novembro do ano passado, constatou-se o avanço da atividade pecuária no Estado, com aumento de 2,7% do número de bovinos. Com isso, o plantel passou de cerca de 28,5 milhões de cabeças para aproximadamente 29,2 milhões – um acréscimo de mais de 771 mil animais, sendo cerca de 590 mil fêmeas até 25 meses (matrizes) e aproximadamente 174 mil bezerros de 0 a 12 meses. .
O laboratório será instalado na unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa), que, segundo o senador, tem as condições adequadas. “É, seguramente, um dos centros de pesquisas para avançados do Brasil e que tem dada colaboração importante para o crescimento da atividade agrícola, pecuária e florestal em Mato Grosso e no Brasil” – disse o parlamentar.
Atualmente, o Brasil dispõe de seis Lanagros. Eles estão instalados em Belém (PA), que atende a região Norte do Brasil; Recife (PE), para a produção do Nordeste; em Goiânia (G), para atender a região Centro Oeste; São Leopoldo (MG), para atender a região Sudeste; e, em Porto Alegre (RS), que atende a região Sul.
Da assessoria

Nenhum comentário:
Postar um comentário