Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

terça-feira, 29 de março de 2016

"Com prioridade Câmara aprova projeto de Bezerra que assegura direitos a mulheres com câncer de mama"

Um dos parlamentares que mais contribuem com proposições para a pauta positiva do Congresso Nacional, o deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) está na expectativa de ter mais um projeto de lei de sua autoria virar lei. Trata-se do PL que torna obrigatória a cirurgia plástica reparadora nas duas mamas em caso de câncer. O texto aprovado no plenário da Câmara segue para o Senado.
Pela lei em vigor, as mulheres vítimas de câncer têm direito à reconstrução pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de preferência imediatamente após a retirada total ou parcial da mama afetada. A proposta do deputado Bezerra, aprovada pela Câmara, estabelece a abrangência das duas mamas.

“É um projeto de relevância social, de justiça e valorização da mulher. Foi analisado pela Câmara em tempo recorde e, sem dúvida, receberá a mesma atenção no Senado para aprovação e posterior sanção da Presidência da República”, avaliou o deputado Carlos Bezerra.

O projeto de Bezerra foi um dos três escolhidos pela Bancada Feminina da Câmara como prioridade para votação. O deputado lembra que a idéia do projeto de lei surgiu em uma reunião que ele teve no ano passado, em Cuiabá, com médicos do Hospital de Câncer.

Na justificativa do projeto, Bezerra argumenta que a cirurgia bilateral proporcionará o equilíbrio anatômico e um pós-operatório mais favorável. E que, além disso, eliminará a necessidade de outra intervenção no futuro.

O deputado explica que o procedimento dependerá da análise das condições técnicas, que passam pela situação clínica da mulher e de sua vontade.

Arlindo Teixeira Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário