Foi sob essa política que o município de Cuiabá ampliou mais de 3,3 mil vagas na Educação Infantil com a construção e inauguração de 14 CMEIs que, apesar da estrutura estabelecida pelo Governo Federal, foram entregues em um padrão superior aos demais do país.
Isso porque o cuidado na execução e recebimento da obra foi pensado, levando-se em conta, sua utilização diária do ponto de vista estrutural. Responsável pelo acompanhamento da construção dos CMEIs, o ex-secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, explica que todo o projeto pedagógico foi levado em conta para a ambientação dos espaços.
Exemplo disso são as paredes: todas com revestimento cerâmico. Diante das atividades voltadas à educação infantil, que incluem ações lúdicas que envolvem colagem de materiais no revestimento e a necessidade de deslocamento da mobília, o ex-secretário aumentou a área impermeabilizada nas salas em relação ao padrão estabelecido.
Com isso, houve a diminuição de manutenção e reparos para que continuem limpas e bem apresentáveis. “São soluções simples, mas que denotam cuidado e responsabilidade com o ambiente e o dinheiro público”, disse Gilberto.
Além da economia e longevidade dos espaços, a ambientação adequada de centros educacionais impacta diretamente no sistema ensino-aprendizagem e na qualidade de vida da comunidade escolar.
Os bancos também ganharam acabamento em mármore. Cuidados simples na execução dos projetos podem evitar, por exemplo, problemas respiratórios causados pela umidade acumulada nas paredes.
ESCOLAS MUNICIPAIS – As escolas municipais construídas e entregues na atual gestão foram concebidas sob esse padrão, levando em conta não apenas a manutenção interna, mas também externa.
Figueiredo lembra que, mais que prestigiar marcas de gestão, como ocorria anteriormente, a apresentação visual das escolas municipais foi concebida para ter maior durabilidade e menor necessidade de manutenção, mesmo nas áreas externas.
Da mesma forma, as cerca de 100 obras realizadas, desde as que foram recebidas sob o conceito de “reformas paliativas”, integraram o Programa de Modernização da Rede Municipal que visa, justamente, a qualidade e maior longevidade das estruturas físicas do sistema de ensino de Cuiabá.
Polyana Gunschi (65) 99628 2890
Crédito Fotos: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Cuiabá
Nenhum comentário:
Postar um comentário