Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 23 de junho de 2016

"Nilson Leitão se reúne com ministro da Educação e pede criação da Universidade do Norte de Mato Grosso"

O requerimento inicial foi apresentado à mesa diretora da Câmara dos Deputados na semana passada e ontem à noite, foi entregue pessoalmente pelo parlamentar durante audiência com o ministro Mendonça Filho. Nilson Leitão estava acompanhado do vereador Fernando Assunção, Wolgran Araújo e do deputado estadual Dilmar Dal´Bosco. O parlamentar lembrou a luta para transformar Sinop em um polo educacional. Destacou os avanços dos últimos anos, como a conquista da Faculdade de Medicina no campus da UFMT no município, mas ressaltou a necessidade de uma universidade com autonomia de gestão, que possa crescer com foco nas necessidades da região. “Com o enfraquecimento da atividade madeireira, Sinop encontrou sua vocação na educação. Somos hoje, talvez, o maior polo educacional de Mato Grosso. Temos dezenas de cursos de graduação e milhares de estudantes, inclusive de outras cidades da região e do País. Por isso buscamos a criação de Ufenorte.
Uma universidade autônoma trará melhor qualidade de ensino e ampliará a oportunidade de graduação para nossos jovens”, disse Leitão. Em 2007 o senador Jayme Campos apresentou um projeto de lei no Senado, que apesar de ser aprovado nas comissões pertinentes, não avançou. Em 2013 o vereador Fernando Assunção cobrou da tribuna da câmara de vereadores a votação do projeto no Congresso Nacional e há um ano apresentou indicação aos deputados Nilson Leitão e Dilmar Dal´Bosco pedindo empenho para a questão.
Durante a audiência com Mendonça Filho, Assunção disse que a criação da Ufenorte faz parte de um olhar estratégico para a região. “A autonomia atende a uma política territorial de desenvolvimento da Amazônia Legal. Com certeza absoluta, estaremos atendendo a um público de mais de 40 cidades da região norte de Mato Grosso e também da região Sul do Pará. Tivemos diversas conquistas nos últimos anos, mas não podemos achar que isto basta. Avançar na educação é garantir melhor qualificação para o mercado de trabalho e por consequência, melhoria na qualidade de vida de nossa gente”, justificou o vereador.
O deputado Nilson Leitão aproveitou a oportunidade do encontro com o ministro para pedir que o MEC reavalie a possibilidade da permissão para cursos fora da sede, também chamados de cursos modulares. Nesta modalidade, cursos de ensino superior são ofertados em cidades distantes daquelas que possuam campus universitário e os professores se revezam na aplicação das disciplinas. A estrutura de salas de aula fica sob responsabilidade das prefeituras municipais.
Leitão também tratou de emendas de sua autoria e protocolou documentos.

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário