A prefeitura de Várzea Grande em parceria com a Caixa Econômica Federal realizou hoje (1º) uma ação descentralizada junto à população do grande Glória para regularização e distribuição de cerca de mil cartões do programa federal Bolsa Família. A ação integrou serviços que são requisitos para acesso ao programa e ofertados por meio das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, além de serviços da Justiça Comunitária, INSS, Habitação e Meio Ambiente.
A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, acompanhou a ação e reforçou que cerca de 17 mil famílias são beneficiadas com o Bolsa Família no Município. “Parcerias com os órgãos federais responsáveis pelo Bolsa Família são importantes, uma vez que permitem às famílias já contempladas, mas que não foram retirar ou que não atualizaram o seu cadastro acesso ao benefício. A falta de atualização cadastral, endereço inconsistente e até mesmo o desconhecimento de que a pessoa está contemplada com o benefício traz prejuízos. A busca ativa que a prefeitura realiza nesse grande evento integrado para regularizar a situação das famílias varzeagrandense no programa federal proporciona a liberação imediata dos recursos a quem tem direito”.
O supervisor de Programa Bolsa Família e Benefícios Sociais, em Cuiabá, da Caixa Econômica, Norton Baraldi, explica que muitas pessoas atenderam aos requisitos do programa, tiveram o cartão emitido e não sabem disso. “Essa ação convoca a população que além de poder ter acesso ao benefício, ainda passa a conhecer seus direitos. O Cadastro Único não é apenas exigência para o Bolsa Família, mas é um documento que serve para ser utilizado em isenção de concursos, inscrição para o Minha Casa, Minha Vida e para o programa de baixa renda da energia elétrica, pois gera o Número de Inscrição Social, o chamado NIS”.
Os cartões que estavam com dados atualizados, foram liberados pelos funcionários da Caixa, o beneficiário já cadastrou a senha no sistema e saiu apto a fazer o saque. “Essa ação é muito importante para dar vazão aos cartões, tanto aos que estão atualizados, apenas aguardando a retirada dos titulares, quanto para àqueles que estão com inconsistências e que podem ser corrigidas nesse tipo de ação integrada onde o poder público vem até as comunidades”, reforçou o supervisor da Caixa.
Para ser beneficiário do Bolsa Família o governo federal exige entre alguns requisitos a manutenção do cartão de vacinação das crianças de 0 a 7 anos em dia, acompanhamento de gestantes no pré-natal, frequência mínima de 85% na escola, para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e de 75%, para adolescentes de 16 e 17 anos. Em função disso, a prefeitura integrou junto à busca ativa realizada no Jardim Glória II, as secretarias de Saúde e Educação que se mobilizaram para garantir a maior participação da população no programa.
As equipes de saúde, por exemplo, levaram para o pátio da igreja Nossa Senhora da Glória, consultas médicas, vacinação, inclusive contra H1N1, dispensação de remédios, aferição de pressão e teste rápido de glicemia e atualização da carteira vacinal das crianças.
A secretária de Assistência Social, Kathe Martins, disse que a prefeitura promoveu essa ação descentralizada com o intuito de facilitar o acesso dos beneficiários aos serviços exigidos pelo programa federal e ainda apresentar às mães gestantes os programas municipais da secretaria de Assistência Social que completa a rede de serviços da Assistência, a exemplo do ‘Laços Maternos’, que abriga a mãe gestante e promove o acompanhamento de todo pré-natal e ainda ensina a mãe a confeccionar o enxoval do próprio filho, a partir de materiais doados pelo programa municipal. “A atual gestão está empenhada na estruturação das famílias, em melhorar a qualidade de vida e de convívio entre as famílias em cada lar varzaegrandense. E para isso a Assistência Social tem programas próprios para cuidar da mãe gestante, dos idosos, das crianças, dos jovens e adolescentes, os Centros de Referência são o apoio para todo o trabalho que é realizado”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário