
A Mostra vai reunir produções de texto, apresentações culturais (teatro, música, dança e fanfarra) e oficinas de raciocínio lógico dos alunos das EMBEs Gonçalo Domingo de Campos, Abdala José de Almeida, Faustino Antônio da Silva, Lúcia Leite Rodrigues, Tenente Abílio da Silva Morais, Lenine de Campos Póvoas, Dirce Leite de Campos e José Estejo.
Como explica o secretário de Educação, Sílvio Fidelis, a Mostra é uma forma de partilhar os resultados exitosos do projeto que estão socializando, valorizando e incentivando a permanência dos alunos na escola e melhorando o desempenho em sala de aula e consequentemente, ajudará a melhorar o indicador do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
“O projeto Escola em Tempo Ampliado foi idealizado com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de educação e do rendimento escolar, oferecendo espaço de convivência para ações afirmativas que reduzam a vulnerabilidade social de crianças e adolescentes de Várzea Grande e também na redução da evasão escolar. Saímos de um projeto piloto em outubro de 2015 para iniciarmos o ano letivo de 2016 com oito escolas inseridas no Escola em Tempo Ampliado e mais que isso, com resultados concretos, tanto em sala de aula como entre as famílias de cada um dos alunos”, afirma o secretário Sílvio Fidelis.
Por meio do Escola em Tempo Ampliado, os estudantes que integram o projeto, geralmente a partir do 6º ano, passam o dia na escola. Pela manhã seguem a grade curricular normal de acordo com a série que frequentam, e à tarde têm ocupação e atividades na escola, aprimorando seu próprio aprendizado. “Eles aprendem informática, destravam emoções e timidez por meio da dança, da música e do teatro, exercitando o corpo e a mente nas aulas de educação física ou aprendendo a cuidar de uma horta e recebendo reforço nas oficinas de raciocínio lógico e letramento. Esse conjunto de atividades visa dar melhor qualidade de vida ao aluno e sua família”, explica a superintendente pedagógica, Gonçalina Rondon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário