Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

terça-feira, 19 de julho de 2016

"Oficina do Senar-MT ensina pecuaristas a emitir GTA eletrônica"

Desde 2015 os pecuaristas de Mato Grosso têm a opção de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) com destino abate via internet, pelo "Módulo do Produtor", no sistema do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). Entretanto, no ano passado, apenas cerca de 30% das GTAs para esta finalidade foram emitidas eletronicamente. Com o objetivo de capacitar os pecuaristas para usufruir desta facilidade, o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), formatou mais uma oficina inédita, sobre emissão de GTA eletrônica. Desde a semana passada, em parceria com a Famato e o Indea, a instituição está realizando uma rodada de palestras e oficinas técnicas sobre o tema, pela região Oeste do Estado.


Para emitir a GTA eletrônica, o produtor precisa se cadastrar previamente no Indea, na unidade do órgão do seu município. Segundo a médica veterinária do Indea, Flávia Metelo de Figueiredo, ao realizar o cadastro, o produtor recebe uma senha individual para acessar o sistema. "Ele também pode designar algum técnico ou colaborador de sua confiança, por procuração, para acessar o sistema".

Na oficina, com duração de quatro horas, os participantes aprendem o passo a passo para a emissão do documento, que leva em média cinco minutos. A instrutora credenciada junto ao Senar-MT, Mariane Moreno Ferro, explica que além de emissão da GTA, o produtor também pode emitir pelo sistema as taxas de pagamento obrigatório, como DAR, Fethab, Fabov e Fesa e também acompanhar a movimentação do seu rebanho.

"Isso facilita porque o produtor pode emitir essa GTA de casa, aos finais de semana, feriados, após o horário de expediente e não precisa se deslocar até o Indea para isso”.
A instrutora pontua que a emissão de GTA eletrônica só é possível para a finalidade abate. Outras movimentações, como transferência de animais entre propriedades e venda de animais vivos, sejam bovinos, aves, suínos, entre outros, devem continuar sendo emitidas nas unidades do Indea".

Para o presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Jeremias Pereira, esta possibilidade traz ao produtor um benefício muito grande, pois otimiza o seu trabalho. "Esta oficina vai auxiliar muito o produtor nisso, porque na maioria das vezes pensamos que é algo complicado e na verdade é muito simples".

Carlos Mota é contador em Cáceres e resolveu participar da oficina para aprender a emitir a GTA eletrônica. "Temos alguns clientes que moram afastados da cidade e por isso, temos procuração para emitir o GTA para eles. Com esta possibilidade eletrônica, facilitará ainda mais nosso trabalho".

Elionai Francisco de Souza é produtor rural em Cáceres. Todo orgulhoso ele conta que sempre que pode, participa dos treinamentos e capacitações oferecidos pelo Senar-MT e desta vez não foi diferente. "Eu não sabia dessa possibilidade de emitir a GTA pela internet. Isso é bom porque nos atualiza e facilita o nosso trabalho. Mais uma vez estou saindo daqui tendo aprendido algo novo que vai melhorar minha vida".

Rodadas - Na semana passada, as palestras e oficinas técnicas foram realizadas em Porto Estrela, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D´Oeste e Cáceres.

A programação conta com uma palestra, sempre no período noturno, em que representantes do Sistema Famato/Senar e do Indea irão abordar o panorama da pecuária de corte no Estado. Já a oficina será realizada sempre no dia seguinte, pela manhã, por um instrutor credenciado junto ao Senar, que ensinará na prática a emitir a GTA por meio do sistema do Indea.

Os produtores interessados em participar da capacitação devem procurar o Sindicato Rural do seu município para mais informações sobre local, horários e inscrições. São 20 vagas para cada município. Durante o evento, uma equipe do Indea irá cadastrar os produtores no sistema.

Nesta semana, a rodada continua pelos seguintes municípios:

Pontes e Lacerda
Palestra: 19/07 (noturno)
Oficina: 20/07 (matutino)

Rio Branco
Palestra: 20/07 (noturno)
Oficina: 21/07 (matutino)

 Araputanga
Palestra: 21/07 (noturno)
Oficina: 22/07 (matutino)

GECOM Senar-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário