Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 13 de abril de 2017

"Projeto de combate às drogas da Fiocruz é colocado em prática em Várzea Grande"

Pellentesque erat arcuA partir desta terça-feira, 11 de abril o bairro São Mateus, em Várzea Grande, será realizado o projeto piloto do ‘programa Redes’ da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça. O qual irá atuar através das unidades de Assistência Social, Saúde e Educação, existentes no bairro. A informação é da secretaria de Assistência Social de Várzea Grande, Kathe Martins. “O bairro São Mateus foi escolhido por estar localizado à margem de uma rodovia por isso sofre com os fatores externos da vulnerabilidade social, e é importante a presença do Poder Público com projetos e programas de enfrentamento às drogas, a exploração sexual de jovens e crianças e combate a violência. Outro aspecto que foi levado em consideração foi o crescimento do bairro nos últimos anos e, com o crescimento populacional fez –se o levantamento dos Equipamentos Comunitários de uso público de Saúde, Educação, Segurança, Cultura, Lazer e Esporte. Em contrapartida, identificamos que o município possui uma boa estrutura para base de trabalho na localidade. Estão instaladas no bairro unidades públicas como o Centro de Referência de Assistência Social, o Cras; Unidade de Saúde, escolas públicas municipal e estadual , ou seja, uma rede socioassistencial que permite a junção das ações da comunidade com o Poder Público”, explica a secretária Kathe.

O objetivo é executar um trabalho de prevenção integrado entre as secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação na prevenção do uso de drogas tanto na abordagem para jovens quanto para famílias e outras políticas socioassitenciais que visam melhorar e interferir na melhoria da qualidade da comunidade. “Várias pesquisas indicam que as pessoas que hoje vivem nas ruas ou alcoolizadas, ou drogadas ou mesmo as que cometem delitos, é por que tiveram problemas na juventude ou dentro de casa. Então esse é o nosso público. Precisamos trabalhar com esses jovens e evitar que eles se envolvam com drogas bem como suas famílias; vamos atuar de forma preventiva e evitar problemas futuros, porém tudo com a supervisão e orientação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)”, esclarece a secretária.

Várzea Grande é um dos 30 municípios brasileiros que executam o “projeto Redes” e o único na região Centro-Oeste do Brasil que coloca em prática os cursos de capacitação oferecidos pela Fiocruz aos professores e agentes de saúde, segundo Márcia Tortugui, interlocutora da região Centro Oeste do projeto Redes na Fiocruz/Fenad/MJC. “Estamos muito felizes com os resultados do município de Várzea Grande que é o único atualmente que coloca em prática o aprendizado da capacitação e isso significa dizer que será o primeiro a obter resultados no enfrentamento preventivo contra as drogas. Estamos todos aptos para ação, mas sabemos que ainda temos muito trabalho pela frente”, disse Tortugui.

O trabalho desenvolvido pelo comitê gestor anti-drogas de Várzea Grande também tem chamado a atenção de municípios vizinhos como Pedra Preta e Rondonópolis. “Alguns municípios de Mato Grosso que não integram o projeto, e que necessitam de ação e intervenção integrada, têm nos procurado no Ministério da Justiça para participar. Solidariamente Várzea Grande abriu espaço para agentes públicos dessas cidades para participarem das capacitações presenciais e via internet e posteriormente aplicarem ações nos seus municípios de origem. Ao todo foram 120 inscrições para a última turma que termina em setembro e temos certeza que mudará a cultura desses professores. Foi muito nobre da prefeitura permitir a participação desses municípios”, completou Nara Vieira, coordenadora da plataforma Redes Intersetoriais do projeto Redes Fiocruz/Senad.

Os representantes oficiais do “Programa Redes” do Ministério da Justiça estiveram em Várzea Grande nos dias 07, 08 e 09 de abril, participando da aula inaugural do curso de ensino à distância e conhecendo o bairro São Mateus com o objetivo de aproximar especialistas de saúde, segurança, assistência social e educadores para a implantação e desenvolvimento do projeto.

Rafaela Maximiano
Foto: Secom/VG

Nenhum comentário:

Postar um comentário