Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 13 de abril de 2017

"SEC promove fórum de integração com gestores municipais de cultura"

Governador Pedro Taques e o secretário de Estado de Cultura, Leandro de Carvalho, abriram a reunião de trabalho.Promover a integração entre Estado e municípios na construção de políticas públicas interligadas na área da cultura. Com este objetivo gestores municipais de cultura e a equipe da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) se reúnem nesta quarta e quinta-feira (12 e 13.04) no Fórum de Gestão Cultural, no Cine Teatro Cuiabá. O encontro é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da SEC, e foi aberto na manhã desta quarta com a presença do governador Pedro Taques, o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho e representantes de cerca de 80 municípios de Mato Grosso.

“Com a aprovação da nova legislação, o CPF da Cultura, que reúne Conselho, Plano Estadual e Fundo de Fomento estamos vivendo um novo momento e essa oportunidade de receber e conhecer os gestores, bem como apresentar o que a Secretaria vem fazendo e toda a equipe que está por trás destas ações, projetos e iniciativas é muito estimulante. Tenho certeza que o resultado destes dois dias de encontro será extremamente positivo para a cultura de Mato Grosso”, observou o secretário Leandro Carvalho.

O governador Pedro Taques destacou que, hoje, cerca de 60% dos recursos da cultura são investidos no interior do Estado com projetos inovadores. “O Circula Mato Grosso, o Tradição e o Territórios estão levando as manifestações culturais em suas diversidades ao estado inteiro, não só para o eixo Cuiabá e Várzea Grande”, destacou Taques.

“Aqui nós estamos debatendo o Plano Estadual de Cultura que é uma consequência do CPF da Cultura, que foram leis que apresentamos à Assembleia Legislativa no ano passado e foram aprovadas. São leis que discutem os conselhos e formas de fomento”, completou Taques.

Para os gestores, o Fórum é uma ferramenta importante de aproximação que trará resultados positivos para o estado como um todo. “A difusão das informações relativas à cultura e essa articulação entre os municípios e Secretaria vão proporcionar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a área, bem como a circulação e distribuição de produtos culturais que fortalecerão ainda mais a cadeia produtiva da cultura no estado”, observou Anselmo Parabá, secretário de Cultura de Tangará da Serra.

Programação

A abertura oficial foi nesta quarta-feira (12) com a palestra Cultura e desenvolvimento, proferida pelo secretário Leandro Carvalho. Em seguida houve um debate com o tema Desafios da gestão municipal, do qual participaram Regiane Berchieli, secretária adjunta de Cultura, Vanderley Guollo, diretor artístico do Teatro Ogan – Ponto de Cultura Ninho do Sol de Campo Novo do Parecis e Geraldo César, assessor do Sistema Estadual de Cultura.

Em seguida a advogada Clarice Costa Calixto, da Advocacia Geral da União (AGU), falou sobre a lei nº 13.019/2014, o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Mrosc) que visa modernizar as relações do poder público com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

O Fórum prossegue nesta quinta-feira (13) com os painéis sobre o Sistema Estadual de Cultura, Sistema Estadual de Bibliotecas, Sistema Estadual de Museus, Programa de Desenvolvimento de Economia Criativa, Plataforma Mapas MT e Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso no período da manhã.

À tarde serão escolhidos os representantes da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que é a instância permanente de articulação entre os gestores públicos nos dois níveis de governo – estadual e municipal – para viabilizar a implementação do Sistema Municipal de Cultura.

Angélica Moraes | SEC-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário