A prefeita Lucimar Sacre de Campos, lançou na tarde desta segunda-feira (08) as obras de reforma, de mais uma quadra poliesportiva, obra que integra o calendário de comemoração do sesquicentenário de fundação do município de Várzea Grande. A Escola Municipal contemplada ‘Lenine de Campos Póvoas’ localizada no bairro Parque das Estações integra pacote de obras na área da Educação com investimentos da ordem de R$ 4 milhões em reformas e construção de quadras poliesportivas, oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação.
Para a prefeita esta obra tem um significado maior, o de interação entre escola e comunidade e as crianças e jovens no ambiente escolar por mais tempo e oportunidade de desenvolvimento de várias aptidões esportivas. “Não apenas a parte estrutural das escolas municipais passa por investimentos, mas também o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, bem como no profissional da educação na oferta de capacitações. Tudo isso resulta em um bom trabalho educacional. Nestes 150 anos, marco histórico da nossa cidade, vamos continuar investindo em mais creches, mais escolas, mais quadras poliesportivas e mais projetos educacionais, de bom resultado, como exemplo o Escola em Tempo Ampliado, que nestes próximos 4 anos contemplaremos 22 unidades escolares com o projeto. Hoje, Várzea Grande tem obras e investimentos somente no setor educacional cerca de R$ 100 milhões”, garante Lucimar Campos.
A prefeita disse ainda que continuará investindo na Educação de Várzea Grande, sendo uma das prioridades, junto a Saúde e Infraestrutura. “Esses investimentos são uma demonstração do nosso compromisso de transformar nossa cidade por meio da educação, que é o que prepara o futuro da juventude. Vamos continuar investindo em mais escolas e creches, mesmo neste cenário econômico atual, priorizando e cuidando da cidade e atendendo as demandas apresentadas pelas comunidades, garantindo dignidade a todos”, acrescenta.
O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis disse que investir em educação é ter uma sociedade equilibrada e igualitária. “Temos que agradecer por este olhar diferente à Educação por parte da Administração Municipal, o que possibilita desenvolver um bom trabalho pedagógico e acima de tudo fortalecer a Educação Municipal nos critérios estabelecidos pelo Plano Municipal de Educação (PME) e por consequência elevar os índices educacionais para patamares que ainda não foram atingidos. A obra permitirá a promoção de eventos esportivos (Futsal, Handebol e Voleibol) e culturais dos mais de 300 alunos da Escola ‘Lenine de Campos Póvoas’, bem como a participação da comunidade por meio da escola aberta, possibilitando a realização de eventos”, enfatiza o secretário.
A secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos explicou que a Rede de Ensino tem um cronograma para beneficiar todas as escolas da cidade. “Nós entendemos que a quadra poliesportiva traz melhorias ao ensino que oferecemos. Por isso, nosso planejamento inclui esse investimento. Um espaço para esporte e também para lazer onde atividades pedagógicas podem ser realizadas. A benfeitora é uma realidade devido ao trabalho em equipe. Queremos atender à população nas suas necessidades para proporcionar qualidade de vida e construir um lugar cada vez melhor para morar. Os alunos da rede podem contar com o nosso apoio. Um governo é válido quando ele realiza ações, e o nosso está sendo creditado por todos, porque, temos atos e ações e investimentos em todas as áreas da Administração Pública”, pontua.
O jovem Soiane Katrine Isaura, 14 anos, que estuda e mora na comunidade acredita que a quadra vai estimular a juventude a realizar treinos e campeonatos. “Aqui, não tínhamos nenhum local para praticar esportes, estamos satisfeitos com essa benfeitoria para comunidade. Sempre sonhamos em realizar campeonatos, agora o momento é favorável. Estamos ansiosos para a conclusão da obra", disse.
Maria Irene Ferreira, 28 anos, mãe de 4 filhos, e três estudam na unidade ressaltou a importância da quadra para os alunos. “Não tínhamos quadra para fazer as atividades físicas. Com essa obra, os alunos vão poder jogar no espaço coberto e seguro”, declarou.
Já a aluna Brenda Cristina da Silva, integrante do projeto Escola em Tempo Ampliado (ETA), observou que a escola sempre teve a necessidade de uma quadra. “Estudo aqui e tínhamos a necessidade de ter esse benefício. Nesta administração fomos atendidos e tenho certeza que nós alunos vamos utilizar muito bem estas instalações, principalmente para as atividades do ETA”, comenta.
A comunidade do bairro Parque das Estações ganha mais um importante equipamento de esporte e lazer. Trata-se da nova quadra poliesportiva do bairro. O novo espaço vai possibilitar as práticas de futebol, vôlei, basquetebol, handebol, entre outras modalidades esportivas. A estrutura engloba arquibancada e vestiários equipados com sanitários e área para banho. Com mais esta ação, a Prefeitura de Várzea Grande dá mais um passo no desenvolvimento da educação de qualidade.
Participaram da inauguração o secretariado municipal, vereadores municipais, comunidade, pais de alunos, lideranças comunitárias, empresariais, religiosas; entre outras autoridades.
Claudia Joséh
Foto Robson Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário