Cuiabá Humanizada

CÂMARA MUNICIPAL de RONDONÓPOLIS - Presidente Rodrigo da Zaeli (PSDB)

CÂMARA MUNICIPAL de RONDONÓPOLIS - Presidente Rodrigo da Zaeli (PSDB)
Endereço RUA CAFELÂNDIA, 434 Bairro: LA SALLE RONDONÓPOLIS - CEP 78.710-050 - MT

Campanha Nacional de Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos
SES realiza campanha "Setembro Verde" para captar doadores de órgãos

A Assembleia Legislativa do Mato Grosso criou um aplicativo inovador para ajudar os cidadãos MT

Prefeitura de Cuiabá - Mutirão da Conciliação Fiscal

quarta-feira, 28 de junho de 2017

"Bezerra sugere prêmio a consumidores industriais que utilizem energia alternativa"

Resultado de imagem para dep carlos bezerraO deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) encaminhou sugestão ao ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, para que oriente a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a criar um prêmio a ser concedido aos consumidores industriais que utilizem fontes alternativas de energia em seus processos produtivos. Conforme Bezerra, como prêmio poderia ser concedido, por exemplo, descontos tarifários e melhores condições de aquisição nos leilões de energia elétrica. O deputado avalia que, em razão da delicada situação econômica e política por que passa, atualmente, o país, permanecem vários entraves para o aproveitamento correto e mais massificado de nossas fontes renováveis de energia.

Bezerra admite que já existem algumas iniciativas em tal sentido, como, por exemplo, alguns projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional, que buscam obrigar a contratação, pelos consumidores livres, de parcelas da energia por eles consumida produzida a partir de fontes renováveis.

Entretanto, tais projetos, se aprovados, poderiam produzir o efeito contrário ao desejado, pois, em muitos casos, a energia proveniente de fontes alternativas ainda é algo mais cara do que a das fontes tradicionais, e isso poderia acabar punindo os grandes consumidores, como, por exemplo, os produtores industriais, com elevação de custos de produção e perda das condições de competitividade de seus produtos, inclusive no mercado externo.

“O melhor caminho a seguir seria estimular os grandes consumidores de energia a aumentarem o uso das fontes energéticas alternativas, premiando aqueles que introduzam ou ampliem o uso de fontes renováveis de energia em seus processos produtivos.”, afirmou.

Além de diversificar a matriz energética nacional, acrescenta Bezerra, a medida contribuiria para reduzir os custos de produção dessas fontes, graças ao aumento de escala, além de ensejar ganhos quanto à qualidade ambiental e, consequentemente, da qualidade de vida de nossas populações.

Arlindo Teixeira Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário